Skip to main content

Guilherme Toldo, Bruno Pekelman, Enrico Pezzi, Henrique Garrigós e Ginevra Giordano foram os brasileiros em ação neste sábado

Guilherme Toldo alcançou o quadro de 32 na Copa do Mundo de Florete, em Paris. Foto: Augusto Bizzi/FIE

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Se a sexta-feira foi repleta de esgrima pelo mundo, o sábado (15) não fica para trás. Ao todo, foram cinco brasileiros atuando em três campeonatos diferentes. Guilherme Toldo, na Copa do Mundo de Florete (Paris, França); Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Henrique Garrigós, na Copa do Mundo de Sabre (Tbilisi, na Geórgia); e Ginevra Giordano, no Circuito Cadete Europeu de Espada (Bratislava, na Eslováquia), foram os esgrimistas do Brasil à pista. Todos eles chegaram a avançar de fases, mas caíram no decorrer das competições.

Guilherme Toldo foi um dos cabeças de chave da competição em solo parisiense. Por isso, ele não precisou passar pelas fases preliminares, começando a sua jornada já na etapa principal.

No quadro de 64, o brasileiro fez uma grande partida contra o sul-coreano Cheolwoo Im, em que acabou batendo o adversário por 15 a 8. Na fase seguinte, Toldo voltou a encontrar outro esgrimista da Coreia do Sul, porém o final não foi o mesmo. No jogo contra Jun Heo, o atleta foi batido por 15 a 9 e se despediu do campeonato no quadro de 32.

No sabre, o Brasil contou com três representantes na competição de Tbilisi, na Geórgia, em que todos chegaram a passar da pule, mas caíram no quadro de 128 preliminar.

Bruno Pekelman foi quem obteve o melhor desempenho na pule ao ter faturado três vitórias: 5 a 4 sobre o uzbeque Zhanat Nabiyev; 5 a 4 diante do francês Charles Colleau; e 5 a 2 no georgiano Nikoloz Tcheishvili. Nas eliminatórias preliminares, ele encarou o japonês Kento Yoshida, mas não conseguiu passar do adversário: derrota de 15 a 3 para o atleta do Japão.

Enrico Pezzi passou da pule com dois triunfos conquistados. O brasileiro superou o egípcio Adham Moataz por 5 a 1 e o atleta da casa, Davit Tavartkiladze, por 5 a 3. Classificado para a fase seguinte, o esgrimista teve de enfrentar outro egípcio, mas não conseguiu a vitória: 15 a 9 para Mostafa Ayman.

O outro atleta do Brasil no pleito foi Henrique Garrigós. Ele obteve um triunfo na pule, o que foi suficiente para avançar para as eliminatórias. Sua conquista foi diante do saudita Ahmed Alqudihi por 5 a 3. No quadro de 128 preliminar, o esgrimista do Brasil jogou contra Iulian Teodosiu, da Romênia, mas não conseguiu passar do europeu. Revés de 15 a 7 diante do romeno.

O país também teve atleta das categorias de base em ação. No Circuito Cadete Europeu, Ginevra Giordano foi à pista para disputar a competição de espada em Bratislava, capital eslovaca. A brasileira foi bem na pule e avançou de fase com três triunfos: 5 a 4 na romena Ana Tomsa; 5 a 2 na espanhola Puig Jimenez Eva; e 5 a 3 na húngara Kamila Fabian.

Com a classificação para as eliminatórias, Ginevra encarou Martina Gonzalez Huertas, da Espanha, e a superou por 15 a 10 no quadro de 256. O compromisso seguinte da brasileira foi diante da norte-americana Leehi Machulsky, em que ela terminou eliminada ao perder por 15 a 7 para a adversária.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support