Lívia Burberry ganha bronze no florete no Pan-Americano Cadete

Lívia Burberry no pódio do Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima

O Brasil ganhou mais uma medalha nesta terça-feira (25) no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima em Assunção no Paraguai. No último dia de disputa da categoria cadete, com atletas de até 17 anos, Lívia Burberry foi ao pódio no florete. Ela chegou na semifinal da competição e ficou com a medalha de bronze.

A primeira disputa do dia foi no florete feminino, onde o Brasil contou com quatro representantes. Júlia Grahl se destacou na pule, onde venceu todos os seis jogos que disputou. Lívia Burberry também mostrou um bom desempenho na fase inicial com quatro vitórias e apenas uma derrotas. No quadro eliminatório, Lívia Burberry venceu a colombiana Elizabeth Garcia por 15 a 6 e a canadense Angela Dong por 12 a 11 nas primeiras rodadas. Júlia entrou direto nas oitavas de final e derrotou Sofia Alzate, da Colômbia, por 15 a 6.

As duas brasileiras se enfrentaram nas quartas de final. Lívia Burberry venceu o duelo por 15 a 6 e garantiu a terceira medalha do Brasil na competição. Na semifinal, ela perdeu por 15 a 11 para a canadense Ha-Eune Adelle Chun que depois conquistou a medalha de ouro.

Mais duas brasileiras competiram no florete na categoria cadete. Valentina Basso ganhou três das suas cinco partidas na pule. No quadro eliminatório, ela venceu a chilena Josefa Rodriguez por 15 a 8, mas parou nas oitavas de final, onde foi superada por 15 a 7 por Nicole Pevzner dos Estados Unidos. Manuela Tapajós teve duas vitórias e três derrotas na pule. Ela parou no quadro de 32, após perder por 15 a 5 para a canadense Angela Dong.

Ana Beatriz Fraga para nas quartas do sabre

No sabre feminino, Ana Beatriz Fraga foi a melhor brasileira nesta quarta-feira, terminando na sexta colocação. Ela fez uma boa pule, com quatro vitórias e uma derrota. Em seguida, no quadro eliminatório Ana Beatriz venceu a hondurenha Issabella Garcia por 15 a 4 e a boliviana Briana Iriarte por 15 a 10 para chegar nas quartas de final. Mas a campanha da brasileira parou ali, com uma derrota por 15 a 7 para a mexicana Jazeli Covarrubias.

Camila Vieira ganhou todos os seus duelos na pule e derrotou Isabella Medina, da Costa Rica, por 15 a 4 no quadro de 32. Ela foi eliminada nas oitavas de final pela canadense Riley Crooks por 15 a 12. Stella Santos ganhou dois confrontos e perdeu três na fase inicial e superou a peruana Maria Galindo por 15 a 11 na primeira fase eliminatória. Mas ela parou nas oitavas, com uma derrota por 15 a 14 para a canadense Kelly Liu. Carolina Szasz venceu quatro de seis jogos na pule, mas perdeu no quadro de 32 para a canadense Sonia Li por 15 a 5.

Fernando Melian fica a um jogo do pódio

O Brasil também teve quatro atletas em ação na espada masculina. Fernando Melian fez uma ótima pule, com quatro vitórias e apenas uma derorta. No quadro de 32, ele teve um duelo nacional contra Lucca Asquino, que ganhou três duelos e perdeu três na fase inicial. Em um duelo acirrado, Fernando venceu por 15 a 13 e avançou para as oitavas de final. Na sequência, mais uma vitória apertada, dessa vez por 15 a 14, sobre o argentino Ivan Groupierre. Mas Fernando Melian parou nas quartas, após uma derrota por 15 a 11 para o canadense Junzhe Shan.

Bernardo Bicalho foi um dos atletas que saiu invicto da pule com seis vitórias. No quadro eliminatória, ele venceu Deniel Loubriel, de Porto Rico, por 15 a 7, mas perdeu para o chileno Andres Grageda pelo mesmo placar. Guilherme Dubiel tee duas vitórias e três derrotas na pule. Ele perdeu no quadro de 32 para o estadunidense Dylan Chin por 10 a 9.

A disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil continua nesta quarta-feira (25) com as primeiras provas da categoria sub-20. Amanhã, os homens competem no sabre e no florete, enquanto as mulheres entram em ação na espada.

Pular para o conteúdo