Jovane Guissone, Mônica Santos e Rayssa Veras brilham na Copa Brasil de Paraesgrima com duas medalhas de ouro

Mônica Santos (dir.) na final do sabre contra Rudineia Manica (esq.). Foto: Rosele Sanchotene.

 

Atletas da Seleção Brasileira se destacam no movimentado dia de disputas em Campinas, com 13 provas de três competições

 

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira teve um dia bem movimentado nesta sexta-feira (8). Foram 13 provas de três competições diferentes – Campeonato Brasileiro de Veteranos, Copa Brasil de Paraesgrima e Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – nas pistas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Campinas (SP). Destaque para Jovane Guissone (Paulistano-SP), Mônica Santos (Grêmio Naútico União-RS) e Rayssa Veras (Paulistano-SP), os únicos que puderam colecionar duas medalhas douradas.

Rayssa venceu as provas de espada A e sabre A na Copa Brasil de Paraesgrima. De quebra, bateu uma de suas principais adversárias na paraesgrima brasileira, Carminha de Oliveira (Icarus Fencing-PR), sua colega de Seleção. Na espada, venceu a final por apenas um ponto, 15 a 14. No sabre, impôs um placar mais elástico: 15 a 4. Fabiana Soares (S.C.Magnólia-RJ) conquistou bronze nas duas provas, ao lado de Carolina Roncato (Esgrima Mestre Pereira-SP) na espada, e Ana Elisa Paz (Grêmio Naútico União-RS) no sabre.

Mônica Santos, por sua vez, venceu o duelo com Rudineia Manica (ADFP-PR). Na decisão do sabre B, triunfo por 15 a 4. Na espada B, 15 a 10. Maria Ivanilda Santos (Adesul-CE) ficou com o bronze nas duas armas, acompanhada de Ana Clara Lemos (Anthares-AL) na espada, e de Rafaela Maia (Grêmio Naútico União-RS) no sabre.

O multicampeão Jovane Guissone somou mais dois ouros para sua vasta coleção, no sabre B e florete B, armas que não são a de sua preferência. Na decisão do sabre, ele bateu Izaias Monteiro (ADFP-PR), por 15 a 12, com Vanderson Chaves (Grêmio Naútico União-RS) e Anderson Pires (ADFP-PR) faturando os bronzes. Na final do florete, o gaúcho venceu Renato Santana (ADI Nauru-SP), por 15 a 8, com Vanderson Chaves e Maurício Stempniak (Grêmio Naútico União-RS) ficando com as medalhas de bronze.

A sétima medalha de ouro na Copa Brasil de Paraesgrima foi para Lenílson de Oliveira (Paulistano-SP). Ele superou Maxwell Santos (Anthares-AL), uma novidade em finais de competições nacionais de paraesgrima, com 15 a 8 no placar. Lucas Julião (ADI Nauru-SP) e Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP) foram os medalhistas de bronze.

Emoção no pré-cadete

Na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15, sobrou emoção no duelo decisivo entre os colegas do Paulistano-SP, Pedro Louzada e Álvaro Kalleby. Em jogo bem equilibrado e com duas viradas, Louzada levou a melhor por 15 a 12 e garantiu o ouro. As medalhas de bronze ficaram com representantes do Grêmio Náutico União: Rafael Hoffelder e Antônio Teixeira.

Veteranos em ação

No Brasileiro de Veteranos, foram conhecidos os primeiros cinco campeões. No florete masculino pré-veterano, Marcos Cardoso (Pinheiros-SP) levou o título, com Luciano Souza (Curitibano-PR) ficando com a prata e Heros Lobo (Círculo Militar-SP) e Maurício Mutti (AERJ-RJ) faturando os bronzes. No veterano 1, foi Luciano Souza quem levou a melhor, com Luiz Petrachi (Paulistano-SP) em segundo e Maurício Mutti e Gustavo Gracioli (Esgrima Mestre Pereira-SP) em terceiro lugar.

Na disputa feminina de espada, Lorana Schwantes (AMK-PR) foi a campeã do pré-veterano, Patricia Di Cunto (Paulistano-SP) ficou em segundo lugar e Laura Mangiaterra (Pinheiros-SP) e Ana Brecheret (Paulistano-SP) foram as terceiras colocadas. No veterano 1, Ana Brecheret ficou com o ouro, Paticia Di Cunto com a prata e Laura Mangiaterra e Vania Oliveira (Círculo Militar-SP) com os bronzes. Já no veterano 2, Patricia foi a campeã, Cledola Tello (Romão Gomes Esgrima-MG) foi vice e Oriete Covolan (AMK-PR) ficou em terceiro.

A competição no interior paulista segue neste sábado. Veja a programação:

SÁBADO, 9

9h – Copa Brasil de Paraesgrima – florete feminino A, florete feminino B e florete masculino A

9h – Campeonato Brasileiro de Veteranos – espada masculino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

14h – Copa Brasil de Paraesgrima – espada masculino B e sabre masculino A

14h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – sabre masculino

15h30 – Campeonato Brasileiro de Veteranos – sabre feminino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

16h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – florete feminino

 

DOMINGO, 10

8h – Copa Brasil de Paraesgrima – sabre masculino equipes e sabre feminino equipes

9h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – espada feminino

10h – Copa Brasil de Paraesgrima – florete feminino equipes

11h – Campeonato Brasileiro de Veteranos – florete feminino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

13h30 – Campeonato Brasileiro de Veteranos – sabre masculino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo