Mais um top-10 para Jovane Guissone no Campeonato Mundial de paraesgrima em Iksan, na Coreia do Sul. Neste sábado (6), o brasileiro entrou em ação no florete B masculino. O campeão paralímpico perdeu nas oitavas de final da arma, mas terminou na sétima colocação após a repescagem. Vanderson Chaves, Kevin Damasceno, Monica Santos, Carminha Oliveira, Fabiana Soares e Rayssa Veras também competiram neste sábado. Jovane Guissone iniciou o dia no quadro de 32, com uma vitória por 15 a 8 sobre o russo Oleg Sukhotplyi que compete como atleta neutro. Mas nas oitavas, o brasileiro perdeu para o chinês Zhu Fan Li por 15 a 3. Jovane Guissone voltou na repescagem. No primeiro jogo, ele fez 15 a 3 no norte-americano Scott Rodgers, seguido por um 15 a 13 no italiano Michele Massa. O brasileiro parou diante de Visit Kingmanawa, da Tailândia. O tailandês venceu o confronto por 15 a 3, deixando Jovane na sétima colocação.
Top-20 no sabre
O Brasil também teve atletas na repescagem do sabre A feminino. Fabiana Soares venceu um duelo nacional contra Caminha Oliveira por 15 a 8 na primeira rodada do quadro eliminatório. Ela caiu nas oitavas para a chinesa Gu Haiyan – que depois ficou com a medalha de ouro – por 15 a 3. Em seguida, Fabiana perdeu um duelo acirrado contra a tailandesa Duean Nakprasit por 15 a 13 na repescagem.
Rayssa Veras derrotou a indiana Rekha Tanwar por 15 a 9 no quadro de 32. Ela perdeu por 15 a 3 para a húngara Anna Nadasdy e por 15 a 5 para a georgiana Nino Tibilashvili na repescagem. Com os resultados, Rayssa terminou na 14ª colocação, Fabiana no 16º lugar e Carminha Oliveira na 17ª posição.
Os demais representantes do Brasil perderam nas rodadas iniciais e ficaram de fora da repescagem. No florete B, Vanderson Chaves perdeu por 15 a 8 para o japonês Tsunoda Akira. Kevin Damasceno foi superado pelo sul-coreano Sim Jae Hoon por 15 a 6 no florete A. No sabre B feminino, Monica Santos perdeu por 15 a 2 para a chinesa Tan Shumei.