Skip to main content

Não contente com os títulos da espada e do sabre no Campeonato Regional das Américas, brasileiro também faturou o ouro no florete; Brasil vence todos os duelos de equipes

Jovane Guissone (dir.) encarou Vanderson Chaves (esq.) na final verde e amarela do florete. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Que Jovane Guissone é um dos principais nomes da esgrimista paralímpica no mundo, isso não é novidade para ninguém. Porém, o fato de conquistar a medalha de ouro nas três armas, em um Campeonato Regional das Américas, isso sim é um fato bem relevante. E nesta segunda-feira (24), em mais um dia inspirado, o esgrimista da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná foi soberano na prova de florete B. Venceu os nove duelos que disputou e colocou a terceira medalha de ouro individual no pescoço.

Guissone foi dominante desde a pule, quando venceu os seis duelos da fase. Avançou por bye às quartas de finais, quando despachou o venezuelano Johan Lozada por 15 a 6. Na semifinal, contra o norte-americano Scott Rodgers, relembrou o final da espada e novamente saiu-se vitorioso, desta vez por 15 a 3. “Joguei focado desde o início, mas não fiz uma pule muito boa, apesar de ter ganho todos os combates”, analisou. “Isso não me deixou contente e nas eliminatórias comecei a acertar o jogo, até chegar na final”, comentou o atleta.

E na final, contra o compatriota Vanderson Chaves, o gaúcho radicado no Paraná não deu a mínima chance ao azar, triunfando por imponentes 15 toques contra 1. Resultado a parte, a dobradinha brasileira estava garantida no pódio. “O Vanderson é um dos nossos principais atletas e vem jogando muito bem”, enalteceu Guissone. “Em cima disso, precisei criar a minha estratégia de jogo, para me sair melhor em pista e conseguir mostrar tudo o que eu venho treinando”, acrescentou.

Guissone ainda ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro na competição do florete por equipes. Jogando ao lado de Kevin Damasceno e Alex Sandro Souza, superaram aos argentinos por 45 toques contra 21. “Eu vim preparado para levar o melhor resultado para casa”, informou. “Ganhar o Regional das Américas me deu muitos pontos no ranking mundial, me tornando o primeiro do mundo na espada e o terceiro no florete”, concluiu.

Na final do florete feminino por equipes, as brasileiras aplicaram 45 toques contra 28 nos Estados Unidos, subindo assim ao lugar mais nobre do pódio. Monica Santos, Rayssa Veras e Fabiana Soares foram à pista para garantir mais uma medalha dourada. Desta forma, o Brasil venceu todas as provas por equipe no Campeonato Regional das Américas, isso nos dois gêneros.

Por fim, no florete masculino A, Alex Sandro Souza foi o melhor brasileiro, fechando com um bronze. Na semifinal, foi superado pelo medalhista de ouro Byron Branch, dos Estados Unidos, por 15 a 4.

Outros brasileiros que estiveram em ação hoje no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro foram Kevin Damasceno e Clodoaldo Zafatoski, que avançaram ao quadro de 16 no florete masculino A. Pela mesma competição, Fábio Damasceno, Sandro Colaço e Lenilson de Oliveira foram quadrifinalistas. Elielson Souza chegou ao quadro de 16 no florete masculino B, com Renato Santana e Maurício Stempniak parando nas quartas de final.

O Campeonato Regional das Américas encerra nesta terça-feira (25) em São Paulo (SP), com as provas de florete feminino das categorias A e B. Os duelos semifinais e finais contam com transmissão do canal da CBEsgrima TV no YouTube (www.youtube.com/cbesgrima).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support