Skip to main content

Brasileiro fez uma campanha irretocável na arma secundária e ficou com o título ao bater iraquiano na decisão

Jovane Guissone vibra com o último toque na final. Foto: Ale Cabral/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A Copa do Mundo de Paraesgrima começou da melhor forma em São Paulo: com medalha de ouro para o Brasil. A competição, que foi inaugurada nesta quinta-feira (14) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, teve Jovane Guissone brilhando no florete B – sua segunda arma – sendo imbatível desde a pule e levando o país ao primeiro lugar do pódio.

Na decisão, o medalhista paralímpico encarou o iraquiano Ammar Ali, que viera de um grande resultado na semifinal quando bateu o francês Maxime Valet (medalhista paralímpico de bronze na Paralimpíada do Rio de Janeiro e de Tóquio).

A final foi muito apertada e nenhum dos oponentes se desgarrou no placar. O marcador ficou por muito tempo empatado e até o final ainda não era possível prever quem sairia com o ouro. Somente nos derradeiros pontos, Guissone abriu a dianteira e finalizou o confronto em 15 a 12.

Cansado, Jovane Guissone comemorou a conquista na segunda arma. O esgrimista, que tem a espada como principal, enalteceu o feito e falou sobre as dificuldades que teve nos últimos meses.

“Estou muito feliz mesmo, porque só quem acompanhou os meus últimos três meses sabe o quão difícil esses tempos foram para mim por questões de saúde e outras coisas também. Eu consegui treinar dentro daquilo que eu podia”, desabafou o campeão, que completou:

“Eu confio no trabalho da minha equipe. Nós trabalhamos um mês focados no resultado e ele veio”.

O brasileiro nem parecia que estava jogando com a arma secundária. Desde a pule, Guissone esteve imbatível. Primeiro, venceu todos os cinco compromissos da primeira fase.

Na eliminatória, o medalhista paralímpico ficou de bye no quadro de 16 pelo desempenho que teve nas pules. Depois, bateu o tailandês Visit Kingmanaw por 15 a 12 no quadro de 8 e, na sequência, superou o italiano Michele Massa (que ficou com o bronze) por 15 a 11 no jogo que valeu um lugar na decisão.

Com a medalha de ouro no peito, Jovane Guissone contou quais serão os seus próximos passos na Copa do Mundo de Paraesgrima e convocou a torcida.

“Amanhã é dia de descanso para mim. Sábado eu volto com tudo para a disputa da espada. Convido a todos para assistirem e virem ao Centro Paralímpico para acompanhar e torcer por nós. Um grito lá na torcida nos ajuda demais em pista”, pediu o medalhista de ouro da Copa do Mundo.

Outras categorias do dia

Mais três torneios foram disputados no Centro Paralímpico Brasileiro nesta quinta-feira (14). No florete A masculino, os europeus mandaram: os italianos Emanuele Lambertini e Matteo Betti ficaram com o ouro e a prata respectivamente, enquanto os franceses Damien Tokalian e Ludovic Lemoine levaram o bronze.

Nos jogos femininos, Ionela Andreea Mogos, da Itália, ficou com o título do florete A. Loredana Trigila, também da Itália, ficou com a prata. O bronze foi para a sul-coreana Hyo Kwon e para a georgiana Nino Tibilashvili.

Na espada B, a tailandesa Saysunee Jana ficou o título, enquanto a italiana Rossana Pasquino ficou com o vice-campeonato. Ellen Geddes, dos Estados Unidos, e Irma Khetsuriani, da Geórgia, ficaram com a terceira colocação.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support