Skip to main content

Oito brasileiros jogam o torneio individual e por equipes de florete na Sérvia; Alexandre Camargo defende o país na disputa de espada em Paris

Bia Bulcão joga já nesta sexta-feira. Foto: Augusto Bizzi/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A Semana Santa da esgrima será de muito Brasil pelo mundo. A partir desta sexta-feira (15), nove brasileiros estarão envolvidos em duas competições internacionais, as Copas do Mundo de Florete (em Belgrado, na Sérvia) e de Espada (em Paris, na França). O destaque fica por conta da participação de Guilherme Toldo e Bia Bulcão na primeira e de Alexandre Camargo na segunda.

Na capital sérvia, o Brasil será representado tanto nas competições individuais quanto por equipes. Além de Toldo e Bia, Gabriella Vianna e Rafaella Gomes (no feminino), e Pedro Marostega, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco (no masculino) disputam a Copa do Mundo de Florete.

O único brasileiro que está entre os cabeças de chave do evento é Guilherme Toldo no masculino e, por isso, ele inicia a competição já na fase eliminatória. O atleta vai para a sua terceira competição internacional no ano. O esgrimista esteve na Copa do Mundo de Paris, na França, em janeiro, e ficou na 17ª posição. No mês seguinte, ele foi para a Copa do Mundo do Cairo, no Egito, e finalizou a sua participação na 37ª colocação.

Com programação de quatro dias, o evento nos Bálcãs será iniciado com a competição individual feminina. Nela, Bia Bulcão fará a sua estreia nesta sexta-feira na pule 8. A esgrimista fez bons treinamentos antes do torneio e está confiante de que possa fazer um bom campeonato em Belgrado.

“Eu tive um período bom de treinamento na Itália e consegui trabalhar bem a minha parte física. Vai ser uma boa oportunidade para pegar ritmo de jogo, me sinto preparada, acredito que fiz um bom trabalho até então”, avaliou a floretista.

A brasileira vê esta participação na Copa do Mundo como um bom aquecimento para as grandes competições vindouras, como o Pan-Americano (em Assunção, no Paraguai, entre 1º e 8 de junho) e o Campeonato Mundial (em Cairo, no Egito, entre 15 e 23 de julho).

“Há muitos elementos que quero aproveitar em pista, experimentar. Vai ser importante para ver o que está funcionando ou não, visando as competições principais que estão por vir, como o Pan e o Mundial”, disse a atleta.

No feminino, as outras duas representantes do Brasil estão em pleno ritmo de competição já que ambas estiveram na disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na última semana.

Gabriella Vianna e Rafaella Gomes estiveram na equipe juvenil brasileira da arma, que terminou entre as 15 melhores com a 13ª colocação. No individual, a primeira chegou ao quadro de 128, enquanto a segunda foi até o quadro de 64.

No masculino, todos os outros representantes do Brasil terão de passar pelas pules a partir do sábado (16). Dentre eles, Lorenzo Mion e Ricardo Pacheco, que estiveram na disputa do Mundial Cadete e Juvenil. Juntos, eles alcançaram o 11º lugar do torneio por equipes. No individual, Mion alcançou o quadro de 64 do campeonato, enquanto Pacheco caiu no quadro de 128.

A última participação internacional de Paulo Morais foi o Pan-Americano Cadete e Juvenil, em Lima, no Peru. Pedro Marostega ainda não competiu internacionalmente em 2022.

Alexandre Camargo em Paris

A partir desta sexta-feira, Paris sediará a Copa do Mundo de Espada, e o Brasil contará com Alexandre Camargo como representante. Ele vem de duas participações internacionais em 2022: um 39º lugar na Copa do Mundo de Sochi, na Rússia, e um 62º no Grand Prix de Budapeste, na Hungria.

O atleta vem realizando treinamentos na Itália e acredita que está em um bom ritmo. O esgrimista sabe que terá de dar o seu melhor para alcançar a sua meta no torneio.

“Eu acho que estou jogando bem. Estou me preparando bem com o meu técnico há um tempo, estamos acertando algumas coisas e numa evolução boa. Nosso projeto é a longo prazo”, declarou o brasileiro.

“Tive bons resultados recentemente. Eu estou buscando alcançar os meus objetivos em Paris, que é estar entre os 64 melhores e, a partir daí, tentar dar um passo adiante. Mas Copa do Mundo é sempre uma caixinha de surpresas, não é fácil, tudo pode acontecer”, finalizou o espadista.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support