Skip to main content

Mãe e filha se enfrentaram na 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes nesse domingo, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo

Isabela Chen (dir.) abraça a mãe Andrea (esq.): amor e respeito nas pistas. Foto: Rosele Sanchotene.

6 de julho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Não é incomum ver filhos que crescem e seguem o caminho dos pais. Para Isabela e Andrea Chen, no entanto, foi o contrário: a mãe decidiu seguir o caminho da filha. Aos 15 anos, Isabela tem a esgrima como parte de sua vida desde os 9. Já Andrea, de 46 anos, pratica o esporte há cerca de três – começou a convite do técnico Alkas Lakerbai, quando só levava sua filha para os treinamentos.

No último domingo (4), as duas estiveram frente a frente na pista do Esporte Clube Pinheiros, clube que ambas representam. Foi lá que aconteceu a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes. Mãe e filha se enfrentaram pela primeira vez em uma competição, pela categoria sênior feminino – antes, só haviam travado combates em treinamentos. O jogo, válido pelo quadro de 16, foi melhor para a filha: Isabela venceu Andrea por 15 a 7, antes de cair na semifinal contra Luana Pekelman.

Para Andrea, mesmo antes da partida, a vitória era certa nesse confronto em família. Se ela ganhasse, avançaria para próxima fase. Se perdesse, quem passava era sua filha. “Não fiquei chateada, mas fiquei com muita vontade de fazer ponto nela. Consegui fazer alguns, mas sempre apanho dela, não tem jeito. Pelo menos sabia que ela vai passar para a próxima fase”, brincou Andrea. “Mas também falei que não ia dar moleza para ela, não. Se eu puder dificultar, vou dificultar”, completou.

Na pista, pesou a experiência de Isabela, que tem no currículo, inclusive, passagens pelas seleções de base. “Foi divertido jogar com ela, não tem aquela tensão. Eu fico muito à vontade para fazer pontos, ela faz uns pontos lindos em mim e eu fico com raiva… Mas fico orgulhosa também, ela é boa. Quanto mais bonito o ponto que ela faz em mim, mais orgulhosa eu fico”, comemorou Andrea.

Mas não é só Isabela que dá orgulho para a mãe quando está nas pistas. Foi o outro filho de Andrea, Pedro Chen, que também ajudou a levar toda a família para a esgrima. “É um esporte que eu comecei por causa do meu irmão, que me trouxe várias experiências e acaba sendo muito importante na minha vida. Tanto de aprendizado quanto de conhecer pessoas e tudo mais”, destaca Isabela.

A chegada de Andrea à esgrima veio para completar, depois de um “empurrãozinho” do técnico Alkas Lakerbai, que a convidou. “Foi muito interessante. Eu estava meio de mãe, só vivendo por conta deles. Mas achei uma coisa para chamar de minha, que eu gosto e que não estou fazendo para ninguém. Me divirto. Não gosto muito de competir, para falar a verdade, mas fico muito feliz em treinar! Essa adrenalina já não é para mim”, conta.

Dentista por formação, ela hoje aproveita para acompanhar seus filhos em suas carreiras no esporte. “Estou curtindo acompanhar as viagens deles, aproveitando. Daqui a pouco estão na faculdade e eu vou ficar órfã”, finaliza Andrea Chen.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support