Skip to main content

Brasileiro está entre os 64 melhores da competição, uma das etapas da Copa do Mundo da FIE; meninas competem nesta sexta-feira

Guilherme Toldo vai disputar a chave principal em Paris. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Challenge International de Paris de Florete, uma das etapas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Esgrima (FIE), começou nesta quinta-feira (12) e tem um brasileiro classificado para a chave principal: Guilherme Toldo. Ele venceu o duelo com o também brasileiro Lorenzo Mion, no quadro preliminar de 64, e conquistou a vaga na chave principal, a ser disputada no sábado.

Guilherme Toldo, número 22 do ranking mundial, perdeu dois jogos de seis disputados na pule, o que fez com que ele caísse na classificação geral, tendo a 74ª melhor campanha, em 90° geral incluindo os cabeças de chave. Mas, o melhor estava por vir, nas disputas do mata-mata.

Após passar direto pelo quadro de 256, ele derrotou o francês Jules Andriamampianina por 15 a 11. Na sequência, o jovem Lorenzo Mion, atleta da categoria sub-20, que conquistou um dos melhores resultados de sua carreira, chegando ao quadro preliminar de 64. Valeu a maior experiência do atleta olímpico Toldo, que venceu novamente por 15 a 11.

Os demais meninos da categoria sub-20 que estavam na disputa do Challenge caíram nas pules. Ricardo Pacheco obteve duas vitórias, enquanto Paulo Morais venceu um duelo nesta etapa da disputa.

Feminino

O Challenge International de Paris tem sequência nesta sexta-feira (13) com as competições femininas de florete. E o Brasil estará muito bem representado na capital francesa. Bia Bulcão, Talia Calazans e Rafaella Gomes são as atletas do país na disputa.

Bia é uma das esperanças de bons resultados no feminino. Número 1 do ranking nacional há mais de quatro anos e 94 do mundo, ela conquistou o último Campeonato Brasileiro, disputado em São Paulo (SP), além de carregar uma vasta experiência internacional, que inclui medalhas em Jogos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos. 

Rafaella Gomes, de 19 anos, é uma novidade que já vem rendendo frutos. Atualmente, é a melhor brasileira no ranking mundial adulto, em 81° lugar, devido a bons resultados obtidos nas competições internacionais de 2022, principalmente no Mundial do Egito, quando alcançou a chave principal e foi batida pela número 4 do mundo, a italiana Arianna Errigo.

Outra jovem aposta é Talia Calazans. Top 8 no último Pan Cadete e Juvenil e nos Jogos Pan-Americanos Júnior, ocupa a 107ª posição do ranking mundial adulto.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support