Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Após a abertura com as disputas do feminino, esta sexta-feira (2) marcou a estreia do naipe masculino na etapa de Vancouver da Copa do Mundo de Florete. Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE), Guilherme Toldo segue na competição neste sábado, após uma boa campanha na fase de poules e nas primeiras rodadas eliminatórias.
No quadro de 64, Guilherme Toldo (24°) enfrentará o egípcio Abdelrahman Tolba, de apenas 17 anos, que atualmente ocupa a 13ª posição no ranking sênior e lidera o ranking juvenil. Caso avance, o brasileiro terá pela frente o vencedor do duelo entre o espanhol Mario Escalona e o japonês Shunsuke Baba na fase de 32.
Participação nas poules
Guilherme Toldo teve um desempenho excelente nas poules, conquistando quatro vitórias em seis partidas, e avançou para a fase classificatória. Assim como ele, Dominic de Almeida (255º) também superou a fase inicial, garantindo seu lugar no quadro preliminar. Por outro lado, Paulo Morais (141º), com duas vitórias, Pedro Marostega (165º) e Lorenzo Mion (371º), com uma vitória cada, foram eliminados na rodada inicial da Copa do Mundo de Vancouver.
Brasileiros nas etapas eliminatórias
Na chave 6, Dominic de Almeida iniciou sua jornada enfrentando o japonês Toshiya Saito (110º) na primeira rodada. Em um duelo bastante equilibrado, o brasileiro conquistou a vitória por 15 a 13, avançando para a fase seguinte. Porém, na segunda rodada, Dominic enfrentou David Sosnov, da Grã-Bretanha, e foi derrotado por 15 a 9, sendo eliminado da competição individual.
Guilherme Toldo estreou na fase eliminatória com uma vitória sólida sobre o canadense Leon Wujastyk, vencendo por 15 a 8. Na sequência, dominou o confronto contra o sul-coreano Dongsu Kim e garantiu a classificação ao quadro principal com um expressivo 15 a 5, avançando entre os 64 melhores da competição.
Os medalhistas do florete masculino e feminino na etapa de Vancouver serão definidos amanhã (3), data marcada para as finais individuais. Já as disputas por equipes acontecem no domingo (4), com o Brasil competindo em ambos os naipes.