Skip to main content

Em Curituba (PR), equipe paulista feminina de espada leva o ouro no Brasileiro. No Torneio Nacional Cadete, Marcus Pinto conquista o título no sabre

O olímpico Guilherme Toldo (E) confirmou o favoritismo e levou o florete masculino em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Nível técnico elevado e disputas emocionantes marcaram o terceiro dia de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes adulto, em Curitiba (PR). Destaque para Guilherme Toldo (classificado aos Jogos Olímpicos de Paris), que conquistou o título do florete masculino.

Além de Toldo, também faturaram medalhas de ouro nesta sexta-feira (14) Pietra Chierighini, no sabre feminino, e a equipe paulista de espada feminina. Já pelo Torneio Nacional Cadete (sub-17), também realizado no Clube Curitibano, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Marcus Pinto.

Toldo vence o florete em ritmo olímpico

No florete masculino, aconteceu o que era imaginado. Classificado aos Jogos Olímpicos de Paris pelo ranking mundial e grande nome brasileiro da arma, Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União (RS), confirmou seu favoritismo e faturou o ouro.

Toldo foi o único floretista a superar de forma invicta a fase de pules, ficando de “bye” nos quadros de 64 e 32. No quadro de 16, derrotou Rafael Tomino (Paulistano/SP) por 15 a 1. No quadro de 8, venceu Pedro Nogueira (também atleta do Paulistano/SP), por 15 a 3.

Na semifinal, o adversário batido foi Pedro Marostega, seu companheiro de clube. Com uma vitória pelo placar de 15 a 8, Toldo garantiu vaga na decisão, na qual enfrentaria Heitor Shimbo, do Pinheiros (SP).

Na disputa do título, Guilherme Toldo tomou a iniciativa, conseguiu abrir boa vantagem sobre o oponente e fechou o duelo pelo placar de 15 a 3. Shimbo levou a prata, enquanto Pedro Marostega (União/RS) e Luiz Foschini (Pinheiros/SP) ficaram com as medalhas de bronze.

“A esgrima brasileira é jogada entre amigos, somos muito unidos. Na pista é cada um por si, mas há muita união nas competições nacionais”, afirmou Toldo, de maneira descontraída.

Pietra Chierighini surpreende no sabre feminino

A emoção tomou conta de Pietra Chierighini após a conquista do ouro em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

O título do sabre feminino deste Campeonato Brasileiro Interclubes foi conquistado por Pietra Chierighini, do Paulistano (SP). A final foi contra sua colega de clube, Karina Trois, que vinha credenciada pela melhor campanha desde a pule.

E não faltou emoção. Após um duelo equilibrado, Pietra venceu por 15 a 12 e levou o título. Karina ficou com a prata. As medalhas de bronze ficaram com Ana Beatriz Fraga e Luana Pekelman, ambas do Pinheiros (SP). “Tentei me manter tranquila. Durante a competição tive uma crise de pânico e precisei ter muita superação para conseguir esse título”, declarou Pietra, visivelmente emocionada.

São Paulo domina a competição por equipes de espada feminino

As campeãs Maria Paro (Dourado), Laura Correia (Paulistano), Renata Zetterman (Paulistano) e Marcela Silva (Pinheiros). Foto: Rosele Sanchotene

O dia também foi de competição por equipes no Clube Curitibano, no caso, da espada feminino. E o time principal de São Paulo conquistou o título após derrotar na final a equipe 2 do mesmo estado, por 42 toques contra 39. Ouro e prata para as paulistas, com a equipe principal do Paraná levando a medalha de bronze. As campeãs formaram com Laura Correia (Paulistano/SP), Maria Paro (Dourado Esgrima/SP), Renata Zetterman (Paulistano/SP) e Marcela Silva (Pinheiros/SP).

Na base da emoção, Marcus Pinto é campeão no sabre cadete

Marcus Pinto, do Grêmio Náutico União/RS, vence a semifinal e a final por apenas um toque de diferença. Foto: Rosele Sanchotene

Pelo Torneio Nacional Cadete, Marcus Pinto conquistou o título do sabre masculino. O atleta do Grêmio Náutico União (RP), após superar a pule, bateu sucessivamente Theo Baldin (Baldin Esgrima/SP), por 15 a 5, e Joaquim Peluso (Pinheiros/SP), por emocionantes 15 a 14, garantindo vaga na decisão.

Numa final tão emocionante quanto, Marcus venceu de virada, no último toque, a Arthur Wolff (Lindóia/RS), também pelo placar de 15 a 14. As medalhas de bronze ficaram com Joaquim Peluso (Pinheiros/SP) e Samuel Oliveira (Baldin Esgrima/SP).

“Nesta final contra o Wolff, tive quer ter muita calma. Ele conseguiu muitos toques, mas tive força para reagir e vencer. Ficou feliz com o título”, disse Marcus Pinto, após o duelo decisivo.

Programação

Neste sábado (15), em Curitiba, teremos a continuidade do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes. As provas do dia serão de espada masculino, no individual, e de florete masculino e sabre feminino por equipes. Já o Torneio Nacional Cadete chega ao seu último dia, com a competição de florete individual feminino.

Transmissão

O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite a competição e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) mostra ao vivo as semifinais e finais.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support