Guilherme Toldo e Paulo Morais param no quadro de 64 no Mundial da Geórgia

Guilherme Toldo e Paulo Morais avançam para o quadro principal do florete masculino no Mundial de esgrima

(Foto: Bizzi Team/FIE)

O Brasil teve dois atletas na chave principal do florete masculino no Campeonato Mundial de Esgrima 2025 em Tbilisi, na Geórgia. Guilherme Toldo e Paulo Morais entraram em ação novamente nesta quarta-feira (23), mas foram eliminados no quadro de 64.

Guilherme Toldo foi o destaque brasileiro do primeiro dia da competição, após vencer todos os seus seis confrontos na poule. Assim, ele fechou o dia no sétimo lugar na classificação geral, avançando direto para o quadro principal. No seu primeiro jogo eliminatório, Toldo enfrentou o chileno Vicente Otayza. O adversário chegou a abrir uma boa vantagem no início do combate, mas o brasileiro reagiu e diminuiu a diferença. Porém, na reta final do jogo, Otayza confirmou a vitória por 15 a 10 e avançou para a próxima fase. “Não foi perto de como eu joguei ontem. Não consegui me recuperar bem e não perfomei da mesma forma”, analisou Toldo.

Quem também chegou na chave principal foi Paulo Morais. Ele teve quatro vitórias em seis jogos na poule e ganhou duas partidas no quadro preliminar para se classificar entre os 64 melhores do planeta no florete masculino. Paulo Morais teve um adversário difícil na primeira rodada: o egípcio Abdelrahman Tolba, atual campeão mundial júnior da arma. O jogo começou acirrado, mas aos poucos Tolba conseguiu se distanciar no placar e venceu por 15 a 5.

O Campeonato Mundial de Esgrima 2025 em Tbilisi, na Geórgia, continua ao longo da semana. Nesta quarta-feira (24), o Brasil volta para a pista na disputa do sabre masculino e do florete feminino. Entre os homens, Vince Liu, Erico Patto, Marcus Pinto e Renato Saliba serão os sabristas brasileiros na competição. Já no florete, o Brasil contará com Beatriz Bulcão, Rafaella Gomes, Mariana Pistoia e Gabriella Vianna.

Ir para o conteúdo