O primeiro dia do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro terminou com a consagração de Guilherme Toldo no florete masculino. Principal nome do Brasil na arma e número 42 do ranking mundial, o atleta do Grêmio Náutico União (GNU) confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro nesta quinta, 2 de outubro, no Velódromo do Parque Olímpico.
“Estou feliz! É a primeira prova do ano, do calendário, então fico contente, porque dá indícios bons de que a preparação não está sendo bem feita, mas acho que não só isso. Acho que meus sentimentos dentro da pista foram bem legais. Eu consegui me concentrar bem, tive frustrações, mas conseguir recuperar rápido. Então, esse tipo de coisa quer dizer que as coisas estão sendo feitas de um jeito legal”, comemorou.
Caminho até a final
Depois de ficar em primeiro nas poules, Toldo estreou com vitória por 15 a 3 sobre Héctor Miranda nas oitavas de final e depois passou com autoridade pelas quartas de final, vencendo Giorgio Fumagalli por 15 a 2. Na semifinal, o gaúcho enfrentou Heitor Shimbo, do Esporte Clube Pinheiros, e venceu por 15 a 4, garantindo vaga na grande decisão.
Do outro lado da chave, Pedro Marostega, também do GNU, superou duelos equilibrados. Depois de bater Jerônimo Machado por 15 a 8 nas oitavas, venceu Lorenzo Mion por 15 a 14 nas quartas e derrotou Dominic de Almeida por 15 a 12 na semifinal.
Final gaúcha
A decisão reuniu dois representantes do GNU: Toldo e Marostega. Com maior experiência internacional, o campeão brasileiro levou a melhor, venceu por 15 a 10 e ficou com a medalha de ouro. A prata foi para Marostega, que mostrou consistência ao longo da campanha e confirmou a força da nova geração do florete nacional.
Pódio completo
O pódio foi completado por Heitor Shimbo e Dominic de Almeida, que dividiram a medalha de bronze após caírem na fase semifinal.
Todos os resultados das eliminatórias
Fase de 32
- 
Eduardo Vianna (ECP) 15 x 4 Julian Fernandez (TDE) 
- 
Héctor Miranda (CML Rio) 15 x 8 Felipe Fumagalli (GNU) 
- 
Guilherme Lobo (CMSP) 15 x 6 Pedro Carrico (CODAN Lux) 
Oitavas de final
- 
Guilherme Toldo (GNU) 15 x 3 Héctor Miranda (CML) 
- 
Giorgio Fumagalli (GNU) 15 x 9 André Mura (ECP) 
- 
Álvaro Kallbery (CAP Paulistano) 15 x 7 Guilherme Vianna (ECP) 
- 
Héctor Shimbo (ECP) 15 x 9 Fernando Melian (CAP) 
- 
Ricardo Pacheco (CAP Paulistano) 15 x 2 Guilherme Lobo (CMSP) 
- 
Dominic de Almeida (ECP) 15 x 10 Luiz Foschini (ECP) 
- 
Pedro Marostega (GNU) 15 x 8 Jerônimo Machado (CAP) 
- 
Lorenzo Mion (ECP) 15 x 7 André Hofmeister (GNU) 
Quartas de final
- 
Guilherme Toldo (GNU) 15 x 2 Giorgio Fumagalli (GNU) 
- 
Héctor Shimbo (ECP) 15 x 9 Álvaro Kallbery (CAP) 
- 
Dominic de Almeida (ECP) 15 x 6 Ricardo Pacheco (CAP) 
- 
Pedro Marostega (GNU) 15 x 14 Lorenzo Mion (ECP) 
Semifinais
- 
Guilherme Toldo (GNU) 15 x 4 Heitor Shimbo (ECP) 
- 
Pedro Marostega (GNU) 15 x 12 Dominic de Almeida (ECP) 
Final
- 
Guilherme Toldo (GNU) 15 x 10 Pedro Marostega (GNU) 
 
