Skip to main content

Brasileiro treina no Frascati Scherma e garante estar com ótimo condicionamento para quando as competições internacionais forem retomadas

 

Rio de Janeiro (RJ), 06 de outubro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

Manter a preparação em alto nível e estar pronto para o que possa acontecer. Principal nome do florete masculino brasileiro, o gaúcho Guilherme Toldo retornou para a Itália há pouco mais de um mês. E a confiança segue alta. Resultado de um trabalho feito durante os meses sem competições, logo após a declaração da pandemia.

Toldo mora em Roma e atua no Frascati Scherma, há nove temporadas. Chegou a retornar ao Brasil em março, quando deixou o país europeu para disputar o Grand Prix de Anaheim, nos Estados Unidos (cancelado), e encontrou fronteiras fechadas. Ele já retomou o ritmo de treinos intensos na Europa.

Mas a volta, ao contrário do que poderia se esperar após um tempo sem movimentação, foi bastante tranquila. Filho de professores de Educação Física, ele sabe muito bem a importância de um ótimo condicionamento para os atletas de alto rendimento. Focou nisso durante o início da pandemia e agora se mostra preparado para o que der e vier.

“Voltei a treinar aqui no dia 29 de agosto. Acabei aproveitando esse período para fazer uma preparação mais comprida, até aumentar a carga depois. E o mais legal é que passei a perceber os estímulos do meu corpo, que se adaptou melhor aos treinamentos quando retornamos, com o aumento da intensidade”, explica o esgrimista.

Com 28 anos, Toldo é o 26° colocado no ranking mundial. O objetivo em Tóquio é brigar por medalhas, algo que ficou bem próximo em 2016, no Rio de Janeiro, quando parou nas quartas de final. Sua classificação para os Jogos Olímpicos está praticamente garantida, pois é o melhor atleta das Américas no ranking, sem contar os norte-americanos, que devem classificar a equipe diretamente. O gaúcho ficaria, portanto, com a vaga individual do continente.

A única coisa que atrapalha no planejamento de Toldo é a indefinição sobre o calendário internacional de torneios e os Jogos de Tóquio. Porém, a preparação segue um padrão alto, o que o deixa seguro para um grande desempenho caso a Olimpíada seja confirmada.

“O nível aqui é muito alto. Não houve muita mudança na nossa rotina na Itália. Claro, tomamos todos os cuidados, mas acho que a principal modificação na nossa rotina são os horários específicos de treinamentos e algumas restrições de acesso. A Europa vive uma ameaça de segunda onda do coronavírus, o que nos traz um pouco de incertezas em relação aos torneios”, diz Toldo.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support