Brasileira fez grande campanha no Campeonato Pan-Americano e parou na número 2 do Mundo, ficando a apenas uma vitória do pódio e da medalha em Lima

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O sábado (17) não trouxe medalhas para o Brasil, no último dia de competições individuais do Campeonato Pan-Americano que acontece em Lima, no Peru. Fato que não tira o brilho da conquista da floretista Mariana Pistoia, que se colocou entre as oito melhores das três Américas. Parou na esgrimista número 2 do Mundo, ficando a apenas uma vitória do pódio e da medalha no Velódromo Poliesportivo Videna.
Depois de fazer uma ótima pule, com cinco vitórias em seis jogos, Mariana eliminou o desgaste de jogar o quadro de 64. No quadro de 32, marcou 15 toques contra 3 na mexicana Alely Hernandez. No quadro de 16, fez um duelo equilibrado contra a canadense Yunjia Zhang, vencido por 15 a 14. O revés no quadro de 8 foi para Lee Kiefer, dos Estados Unidos, medalhista de ouro na competição (15 a 7).
No sabre masculino, a outra competição do dia, Bruno Pekelman alcançou a melhor posição entre os brasileiros chegando ao quadro de 16. Venceu cinco de seis jogos na pule, passando direto pelo quadro de 64. No quadro de 32, bateu o canadense Andrew Wei por 15 a 14. E no quadro de 16 parou em outro canadense, Shaul Gordon, por 15 a 6. A prova foi vencida por Andrew Doddo, dos Estados Unidos.
Demais brasileiros
Bia Bulcão chegou ao quadro de 16 no florete, sendo derrotada pela canadense Jessica Zi Jia Guo, por 15 a 6. Carolina Brecheret ficou uma fase antes, no quadro de 32, superada em 15 a 0 por Eleanor Harvey, do Canadá. Já Talia Calazans avançou até o quadro de 64, onde caiu para a chilena Katina Proestakis por 15 a 12.
No sabre masculino, Fabio Salles foi vencido no quadro de 64 pelo canadense Lukas Eichhorn, por 15 a 11. Enrico Pezzi e Henrique Garrigós avançaram ao quadro de 32. Pezzi caiu para o campeão Andrew Doddo, dos Estados Unidos, por 15 a 6. Garrigós foi superado pelo norte-americano Mitchell Saron, por 15 a 5.

Programação
Floretista e sabristas voltam a competir por equipes na terça-feira (20). Neste domingo (18) entram em ação as equipes de espada feminina e florete masculino. Os jogos no Velódromo Poliesportivo Videna iniciam às 11h (de Brasília). Confira a programação remanescente do Campeonato Pan-Americano:
18 de junho, domingo: espada feminino e florete masculino por times
19 de junho, segunda-feira: sabre feminino e espada masculina por times
20 de junho, terça-feira: florete feminino e sabre masculino por times
Classificação Olímpica
No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.
Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima