Skip to main content

Guilherme Toldo chega a sua segunda medalha na competição. Conjunto brasileiro de espada feminino termina na quinta colocação em Lima

Liderado pelo olímpico Guilherme Toldo (E), Brasil chegou à medalha de prata no florete por equipes. Foto: Augusto Bizzi/Bizzi Team

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Dia prateado para a esgrima brasileira no Campeonato Pan-Americano, disputado na peruana Lima. Nesta sexta-feira (28), nossa equipe masculina de florete chegou à final da competição e subiu ao pódio conquistando a medalha de prata, se consolidando como o segundo melhor conjunto das três Américas nesta arma.

Foi a segunda medalha do Brasil no Pan-Americano no florete. Antes, Guilherme Toldo conquistara o bronze individual, na prova para a qual está classificado aos Jogos Olímpicos de Paris.

O Brasil ficou de bye no quadro de 16, fazendo sua estreia no de 8, diante do México. Com uma vitória por 45-35, os brasileiros se credenciaram à disputa da semifinal. A semifinal entre Brasil (16º do ranking mundial) e Canadá (14º), foi de alto nível. Liderados por Guilherme Toldo, os brasileiros contaram também com boas atuações de Paulo Morais e Pedro Marostega para vencer por 45-36 e garantir vaga na final.

A decisão foi contra os Estados Unidos, um fortíssimo adversário, equipe número 3 no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), que se impôs e saiu vitorioso por 45-14. Além dos floretistas já citados, a equipe vice-campeã pan-americana contou com Ricardo Pacheco.

“Nossa equipe manteve-se sempre atenta, motivada e com um jogo muito consistente, o que tornou maiúscula a nossa vitória principalmente frente ao forte time do Canadá”, afirmou Ricardo Machado, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), que acompanha a delegação em solo peruano. “Parabéns ao florete masculino brasileiro, que vem evoluindo ano após ano”, concluiu.

Equipe feminina de espada fica em 5º lugar

A equipe brasileira de espada feminino estreou na competição no quadro de 8, enfrentando a Colômbia. Foi superada por 45-39 e saiu da disputa por medalhas. Na disputa por posições, nossas meninas venceram o Panamá por 45-39, garantindo a 5ª colocação. O conjunto foi formado por Victoria Vizeu, Marcela Silva, Tabea Alves e Maria Paro.

Programação

Prossegue neste sábado (29), em Lima, o Campeonato Pan-Americano de Esgrima, com as provas por equipe de espada masculino e sabre feminino. O Brasil estará presente nas duas disputas. Nossa equipe masculina de espada será formada por Alexandre Camargo, Pedro Petrich, Richard Grunhauser e Leopoldo Gubert. Já o conjunto feminino de sabre, por Karina Trois, Pietra Chierighini, Luana Pekelman e Ana Beatriz Fraga. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support