Skip to main content

Competições acontecerão em São Paulo-SP e terão transmissão ao vivo no novo canal da CBEsgrima TV

Eventos acontecerão no Club Athletico Paulistano simultaneamente. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O caminho da esgrima brasileira começa a ser retomado nesta quinta-feira (17), em São Paulo-SP, com o início das duas competições que abrem a temporada do esporte no país: o Festival Infantil Mestre Buonafina e o Torneio Nacional Sub-15 – categorias infantil e pré-cadete, respectivamente. E a expectativa é pelo surgimento de novos talentos para a modalidade.

Os torneios, que seguirão até o próximo domingo (20), serão disputados simultaneamente no Club Athletico Paulistano e fazem parte das comemorações dos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). A grande novidade fica por conta do novo canal da CBEsgrima TV, que transmitirá os eventos ao vivo a partir das 11h de quinta-feira.

No Festival Infantil Mestre Buonafina foram inscritos um total de 211 esgrimistas (masculino e feminino) nas categorias sub-9, sub-11 e sub-13.  Mais especificamente, foram 76 inscrições para disputa com espada; 83 para florete; e 52 para sabre.  Já para o Torneio Nacional Sub-15 (categoria pré-cadete), 112 esgrimistas (masculino e feminino) confirmaram suas inscrições, sendo 55 para disputa com espada; 36 para florete e 21 para sabre. 

O técnico Emerson Correa, do Grêmio Náutico União-RS, um dos clubes participantes, não escondeu o entusiasmo com o retorno das competições de esgrima no país após as férias do calendário nacional.

“Estamos ansiosos e bastante motivados para esta retomada das competições nacionais. Temos alunos que ingressaram no esporte durante a pandemia e somente agora terão a oportunidade de competir pela primeira vez na vida. Será uma experiência muito legal para a gurizada. Torcemos para que as competições voltem a ter sequência novamente”, disse Emerson, que também falou sobre a preparação de seus atletas para o torneio:

“Iniciamos nossas atividades mais cedo este ano. Normalmente as aulas dos pequenos começam em março, mas antecipamos em um mês justamente por causa da disputa desta competição. Inclusive, às sextas-feiras, nós reunimos os esgrimistas de todas as idades para que o clima de competição seja sentido pelos que, devido à idade, ainda não tiveram chance de competir. E posso dizer que temos boas perspectivas de resultados”.   

Treinador do Círculo Militar de São Paulo, Rodrigo Baldin também contou qual é a sua expectativa para o evento de retomada do calendário das competições de esgrima no país.

“Essa competição é muito especial para nós. É a estreia da segunda geração de alunos da Escola Estadual Alfredo Paulino. Outro motivo que a torna especial é que essas novas crianças, que recém começaram a esgrimir, representarão a Baldin Esgrima. Será a primeira competição da nossa sala, onde já treinam muitos atletas do Círculo Militar. Mesmo com cores diferentes, somos uma equipe só. Começamos nossa preparação na sala nova e há duas semanas as duas turmas passaram a treinar juntas. Houve uma evolução muito bonita de se ver. No último sábado, o nosso clube promoveu uma palestra de arbitragem para alunos estreantes e seus responsáveis. Assim juntamos teoria e prática para um melhor aproveitamento de todos”, declarou Baldin. 

Protocolo de prevenção do contágio da Covid-19

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 deve ser apresentado no acesso ao local do evento, bem como teste com resultado negativo (antígeno ou PCR). O uso de máscara é obrigatório para todos os participantes dos torneios em tempo integral. Os treinadores deverão usar, além da máscara, protetor facial tipo “face shield”.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support