Competições acontecerão em São Paulo-SP e terão transmissão ao vivo no novo canal da CBEsgrima TV

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O caminho da esgrima brasileira começa a ser retomado nesta quinta-feira (17), em São Paulo-SP, com o início das duas competições que abrem a temporada do esporte no país: o Festival Infantil Mestre Buonafina e o Torneio Nacional Sub-15 – categorias infantil e pré-cadete, respectivamente. E a expectativa é pelo surgimento de novos talentos para a modalidade.
Os torneios, que seguirão até o próximo domingo (20), serão disputados simultaneamente no Club Athletico Paulistano e fazem parte das comemorações dos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). A grande novidade fica por conta do novo canal da CBEsgrima TV, que transmitirá os eventos ao vivo a partir das 11h de quinta-feira.
No Festival Infantil Mestre Buonafina foram inscritos um total de 211 esgrimistas (masculino e feminino) nas categorias sub-9, sub-11 e sub-13. Mais especificamente, foram 76 inscrições para disputa com espada; 83 para florete; e 52 para sabre. Já para o Torneio Nacional Sub-15 (categoria pré-cadete), 112 esgrimistas (masculino e feminino) confirmaram suas inscrições, sendo 55 para disputa com espada; 36 para florete e 21 para sabre.
O técnico Emerson Correa, do Grêmio Náutico União-RS, um dos clubes participantes, não escondeu o entusiasmo com o retorno das competições de esgrima no país após as férias do calendário nacional.
“Estamos ansiosos e bastante motivados para esta retomada das competições nacionais. Temos alunos que ingressaram no esporte durante a pandemia e somente agora terão a oportunidade de competir pela primeira vez na vida. Será uma experiência muito legal para a gurizada. Torcemos para que as competições voltem a ter sequência novamente”, disse Emerson, que também falou sobre a preparação de seus atletas para o torneio:
“Iniciamos nossas atividades mais cedo este ano. Normalmente as aulas dos pequenos começam em março, mas antecipamos em um mês justamente por causa da disputa desta competição. Inclusive, às sextas-feiras, nós reunimos os esgrimistas de todas as idades para que o clima de competição seja sentido pelos que, devido à idade, ainda não tiveram chance de competir. E posso dizer que temos boas perspectivas de resultados”.
Treinador do Círculo Militar de São Paulo, Rodrigo Baldin também contou qual é a sua expectativa para o evento de retomada do calendário das competições de esgrima no país.
“Essa competição é muito especial para nós. É a estreia da segunda geração de alunos da Escola Estadual Alfredo Paulino. Outro motivo que a torna especial é que essas novas crianças, que recém começaram a esgrimir, representarão a Baldin Esgrima. Será a primeira competição da nossa sala, onde já treinam muitos atletas do Círculo Militar. Mesmo com cores diferentes, somos uma equipe só. Começamos nossa preparação na sala nova e há duas semanas as duas turmas passaram a treinar juntas. Houve uma evolução muito bonita de se ver. No último sábado, o nosso clube promoveu uma palestra de arbitragem para alunos estreantes e seus responsáveis. Assim juntamos teoria e prática para um melhor aproveitamento de todos”, declarou Baldin.
Protocolo de prevenção do contágio da Covid-19
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 deve ser apresentado no acesso ao local do evento, bem como teste com resultado negativo (antígeno ou PCR). O uso de máscara é obrigatório para todos os participantes dos torneios em tempo integral. Os treinadores deverão usar, além da máscara, protetor facial tipo “face shield”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima