Skip to main content

Brasileiro, que representou o país na esgrima da Olimpíada de Pequim, em 2008, fará parte do Comitê de Administração e Finanças até 2025

João Antônio Souza é advogado e integra o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil segue conquistando novos espaços no cenário esportivo internacional. João Antônio Souza, esgrimista que representou o país nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foi aprovado para integrar o Comitê de Administração e Finanças da Agência Mundial Antidopagem (WADA), posto em que ficará durante três anos, com possibilidade de prorrogação do período.

Advogado, o ex-atleta olímpico é integrante do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) e foi indicado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ao posto internacional. Após análise curricular, Souza foi aprovado e chamado para compor o comitê, que conta com 12 integrantes, sendo ele o único da América do Sul.

“Estou muito feliz por ter sido escolhido. Desde que comecei a lidar com a antidopagem, a partir do meu ingresso no TJD-AD, acabei me apaixonando pela matéria e aprofundei estudos jurídicos na área. Além disso, sempre que possível, procuro participar de todos os seminários da WADA, ITA (Agência Internacional de Testes), ABCD, bem como de todos os fóruns e discussões envolvendo a antidopagem”, comemorou.

O setor em que atuará o brasileiro é responsável por elaborar relatórios financeiros e administrativos, analisar contas e decidir sobre a aprovação ou não de algumas decisões na WADA.

Para o advogado, ter uma pessoa representando o país em um órgão internacional é algo positivo para o Brasil, que está cada vez mais crescendo no cenário olímpico.

“Considerando a importância e a relevância crescente do nosso país no cenário olímpico, penso que é importante que o Brasil esteja representado, mesmo que a nacionalidade dos membros não venha a interferir em qualquer decisão a ser tomada”, opinou.

“Com relação à esgrima, inexistem outros membros nos comitês da WADA, portanto, sob esse ângulo, poderei representar a esgrima nessa importante agência”, completou sobre a importância para a esgrima brasileira.

Trajetória na modalidade

Quando atuante, João Antônio Souza tinha o florete como primeira arma. Foi com o instrumento que o brasileiro representou o país na Olimpíada de Pequim, em 2008 (competição em que terminou na 23ª colocação) e conquistou um bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

O advogado acredita que o seu histórico no esporte vai auxiliá-lo na sua atuação administrativa na WADA: “Aprendi com o esporte a ser disciplinado e a ter determinação em busca dos meus objetivos e esses ensinamentos eu sempre tenho levado comigo, seja na minha vida pessoal ou profissional.”

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support