Skip to main content

Até a próxima sexta-feira (16), atletas das três armas passarão por um período de capacitação e aperfeiçoamento supervisionado no Velódromo do Rio de Janeiro (RJ)

Talentos da esgrima treinam no Velódromo do Rio. Foto: Nelson Ayres.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O futuro da esgrima brasileira começa a ser escrito no presente, mais precisamente no Velódromo localizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). O local recebe desde a última sexta-feira (9) o Estágio Nacional de Treinamento das Categorias de Base. O evento reúne para uma semana de capacitação os principais prospectos da esgrima nacional das categorias juvenil e cadete, nas três armas, que são orientados por treinadores selecionados a dedo pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

O estágio teve um enorme sucesso em sua primeira edição, que foi em 2019, sendo retomado em 2021 após serem superadas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “É o nosso futuro. Trabalhar com a base e com o desenvolvimento dos atletas é a certeza de que teremos grandes campeões e atletas olímpicos dentro de alguns anos”, afirma o vice-presidente da CBE, Arno Schneider.

O presidente da entidade, Ricardo Machado, que visitou o local na terça-feira, enalteceu a parceria inédita celebrada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para a utilização das instalações do Velódromo, local que recebe o evento. “E que futuramente servirá como um local para competições da esgrima”, informou. O presidente lembrou também que a lista com os nomes confirmados foi divulgada após validação pelas Entidades de Prática Desportivas (EPDs) e conta com, além dos esgrimistas, técnicos e colaboradores para os treinamentos.

Para a espada feminina, as jovens convocadas foram Laura Correia e Maria Paro no juvenil; Mariana Gondo, Aydee Dias, Gabriela Portugal, Giulia Komatsu e Gabriela Moraes no cadete. No masculino, Eduardo Gonçalves no juvenil; Bernardo Homsi, Heitor Nogueira e João Hoffmann foram os convocados.

O florete feminino conta com a presença da juvenil Laura Papaiano, além das cadetes Livia Matos, Marina Moraes, Julia Quadros, Stella Frias, Valentina Basso e Marina Pasqualetti. Para o masculino, o evento tem convocados Pedro Nogueira, Theo Cholfe e Guilherme Lobo, todos na cadete.

Por fim, o sabre feminino, que tem nas atividades Pietra Chierighini e Camila Vieira (juvenil); Laura Quevedo, Ana Beatriz Fraga, Stella Santos e Carolina Szász (cadete). O masculino recebe os juvenis Fernando Fachini e Thomas Fasting; Lorenzo Chierighini, Erico Patto, Lucas Schubert e Arthur Wolff no cadete.

O staff técnico conta com Carla Evangelisti e Maurício Mutti trabalhando com a turma da espada, Eduardo Nunes e Abel Melian com a do florete, enquanto Régis Trois orienta os sabristas. O time extra pista é complementado pela preparadora física Cristiane Vidor, além das fisioterapeutas Silvania Leal e Lilian Amaral. Rodrigo Fontes é o coordenador técnico.

“Esse é um projeto que vínhamos tratando desde o início da minha gestão. A ideia é que a gente faça pelo menos dois estágios por ano”, esclareceu Machado. “Não podemos nos descuidar de forma alguma e estamos qualificando os nossos estágios cada vez mais. Os atletas estão aproveitando bastante, estão bem alojados, fazendo boas refeições, treinando com bons técnicos, além do acompanhamento com profissionais da preparação física e da fisioterapia”, concluiu.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support