Espadista Victoria Vizeu e equipes paulistas de sabre masculino e florete feminino faturam ouro no Campeonato Brasileiro

Pelo Torneio Nacional Cadete, Pedro Nogueira foi campeão no florete masculino em Curitiba (PR)

Victoria Vizeu (D) superou Tabea Alves na final da espada feminina em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo dia de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes, em Curitiba (PR), consagrou campeões individuais e por equipes. Nesta quinta-feira (13), faturaram medalhas de ouro a espadista Victoria Vizeu, do Paulistano (SP), além das equipes do estado de São Paulo de sabre masculino e de florete feminino.

Já pelo Torneio Nacional Cadete, competição que está sendo realizada de forma paralela ao Brasileiro, o grande destaque do dia nas pistas montadas no Clube Curitibano foi Pedro Nogueira. O atleta do Paulistano (SP) conquistou o título do florete masculino.

Victoria Vizeu brilha na espada feminina

Na única disputa individual desta quinta pelo Campeonato Brasileiro Interclubes, Victoria Vizeu (Paulistano/SP) ficou com a medalha de ouro. Após passar invicta pelas pules, superou Pietra Teixeira (Curitibano/PR) por 15 a 2; Laís Rossa (Academia Mestre Kato/PR) por 15 a 4; Luiza El Murr (Paulistano/SP) por 15 a 6; e, na semifinal, Laura Correia (Paulistano/SP) pelo placar de 15 a 9.

A decisão colocou frente a frente Victoria Vizeu e Tabea Alves (Academia Mestre Kato/PR), respectivamente líder e terceira colocada no ranking nacional. O confronto foi bastante equilibrado no início – e de alto nível técnico. Na final, Victoria abriu vantagem e fechou em 15 a 9, faturando o ouro. Tabea ficou com a prata, enquanto Laura Correia e Mariana Melo, ambas do Paulistano, levaram as medalhas de bronze.

“Estou muito feliz. Sabia exatamente o que tinha que fazer. Me manter em primeiro lugar no ranking é meu objetivo deste ano e espero conseguir. Não jogava o Brasileiro há muito tempo e me diverti bastante”, vibrou Victoria.

Equipes paulistas triunfam no sabre e florete

Na disputa do sabre masculino por equipes, São Paulo faturou o título. A vaga na decisão contra os gaúchos foi garantida pelos paulistas com uma vitória na semifinal por 45 a 10 sobre o Paraná. Na final, a conquista de São Paulo veio com um triunfo por 45 a 30 sobre o Rio Grande do Sul. A equipe campeã teve Henrique Garrigós (Paulistano), Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Erico Patto (estes três, do Pinheiros). A equipe dois de São Paulo foi medalhista de bronze.

O título do florete feminino por equipes também foi decidido pelos conjuntos principais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E o time paulista, mostrando determinação, levou a melhor mais uma vez. A vitória que valeu mais um título a São Paulo foi pelo placar de 45 a 32. O conjunto que levou o ouro formou com Bia Bulcão, Valentina Basso, Gabriella Vianna (as três do Pinheiros) e Samara Silva (Paulistano). A medalha de bronze foi para a segunda representação paulista.

Pedro Nogueira vence pelo Torneio Nacional Cadete (sub-17)

Pedro Nogueira marcou 15 a 7 em Guilherme Lobo na final em Curitiba (PR). Foto: Rosele Sanchotene

Pedro Nogueira, do Paulistano (SP), faturou a medalha de ouro no florete masculino do Torneio Nacional Cadete, cuja disputa ocorre paralelamente ao Campeonato Brasileiro Interclubes. Após superar a pule com cinco vitórias em cinco jogos, Pedro ficou de ‘bye’ no quadro de 8. No quadro de 16, bateu Henrique Lucci, do Pinheiros/SP, por 15 a 12.

Na semifinal, Nogueira venceu seu companheiro de clube, Álvaro Kalleby, por 15 a 13. Na decisão, garantiu o título ao bater por 15 a 7 Guilherme Lobo, do Círculo Militar (SP), que levou a prata. As medalhas de bronze foram para Álvaro Kalleby e Luiz Foschini (este, do Pinheiros/SP).

“Evoluí durante a competição. Meu início não foi tão bom, mas fui pegando o ritmo. Passei a pensar mais nas ações, coloquei em prática nos jogos e consegui conquistar esse título”, comentou o campeão.

Programação

Continuam nesta sexta-feira (14) as emoções do Campeonato Brasileiro Interclubes, com competições individuais de florete masculino e sabre feminino, além da espada feminino por equipes. Já pelo Torneio Nacional Cadete, a disputa será de sabre masculino.

Transmissão

O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite a competição e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) mostra ao vivo as semifinais e finais.

Pular para o conteúdo