Pelo Torneio Nacional Cadete, Pedro Nogueira foi campeão no florete masculino em Curitiba (PR)
Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O segundo dia de disputa do 94º Campeonato Brasileiro Interclubes, em Curitiba (PR), consagrou campeões individuais e por equipes. Nesta quinta-feira (13), faturaram medalhas de ouro a espadista Victoria Vizeu, do Paulistano (SP), além das equipes do estado de São Paulo de sabre masculino e de florete feminino.
Já pelo Torneio Nacional Cadete, competição que está sendo realizada de forma paralela ao Brasileiro, o grande destaque do dia nas pistas montadas no Clube Curitibano foi Pedro Nogueira. O atleta do Paulistano (SP) conquistou o título do florete masculino.
Victoria Vizeu brilha na espada feminina
Na única disputa individual desta quinta pelo Campeonato Brasileiro Interclubes, Victoria Vizeu (Paulistano/SP) ficou com a medalha de ouro. Após passar invicta pelas pules, superou Pietra Teixeira (Curitibano/PR) por 15 a 2; Laís Rossa (Academia Mestre Kato/PR) por 15 a 4; Luiza El Murr (Paulistano/SP) por 15 a 6; e, na semifinal, Laura Correia (Paulistano/SP) pelo placar de 15 a 9.
A decisão colocou frente a frente Victoria Vizeu e Tabea Alves (Academia Mestre Kato/PR), respectivamente líder e terceira colocada no ranking nacional. O confronto foi bastante equilibrado no início – e de alto nível técnico. Na final, Victoria abriu vantagem e fechou em 15 a 9, faturando o ouro. Tabea ficou com a prata, enquanto Laura Correia e Mariana Melo, ambas do Paulistano, levaram as medalhas de bronze.
“Estou muito feliz. Sabia exatamente o que tinha que fazer. Me manter em primeiro lugar no ranking é meu objetivo deste ano e espero conseguir. Não jogava o Brasileiro há muito tempo e me diverti bastante”, vibrou Victoria.
Equipes paulistas triunfam no sabre e florete
Na disputa do sabre masculino por equipes, São Paulo faturou o título. A vaga na decisão contra os gaúchos foi garantida pelos paulistas com uma vitória na semifinal por 45 a 10 sobre o Paraná. Na final, a conquista de São Paulo veio com um triunfo por 45 a 30 sobre o Rio Grande do Sul. A equipe campeã teve Henrique Garrigós (Paulistano), Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Erico Patto (estes três, do Pinheiros). A equipe dois de São Paulo foi medalhista de bronze.
O título do florete feminino por equipes também foi decidido pelos conjuntos principais de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E o time paulista, mostrando determinação, levou a melhor mais uma vez. A vitória que valeu mais um título a São Paulo foi pelo placar de 45 a 32. O conjunto que levou o ouro formou com Bia Bulcão, Valentina Basso, Gabriella Vianna (as três do Pinheiros) e Samara Silva (Paulistano). A medalha de bronze foi para a segunda representação paulista.
Pedro Nogueira vence pelo Torneio Nacional Cadete (sub-17)
Pedro Nogueira, do Paulistano (SP), faturou a medalha de ouro no florete masculino do Torneio Nacional Cadete, cuja disputa ocorre paralelamente ao Campeonato Brasileiro Interclubes. Após superar a pule com cinco vitórias em cinco jogos, Pedro ficou de ‘bye’ no quadro de 8. No quadro de 16, bateu Henrique Lucci, do Pinheiros/SP, por 15 a 12.
Na semifinal, Nogueira venceu seu companheiro de clube, Álvaro Kalleby, por 15 a 13. Na decisão, garantiu o título ao bater por 15 a 7 Guilherme Lobo, do Círculo Militar (SP), que levou a prata. As medalhas de bronze foram para Álvaro Kalleby e Luiz Foschini (este, do Pinheiros/SP).
“Evoluí durante a competição. Meu início não foi tão bom, mas fui pegando o ritmo. Passei a pensar mais nas ações, coloquei em prática nos jogos e consegui conquistar esse título”, comentou o campeão.
Programação
Continuam nesta sexta-feira (14) as emoções do Campeonato Brasileiro Interclubes, com competições individuais de florete masculino e sabre feminino, além da espada feminino por equipes. Já pelo Torneio Nacional Cadete, a disputa será de sabre masculino.
Transmissão
O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite a competição e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) mostra ao vivo as semifinais e finais.