No sabre feminino, brasileiras Luana Pekelman e Karina Trois chegam até o quadro de 16 em Lima, no Peru
Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Nesta quarta-feira (26), segundo dia de disputa do Campeonato Pan-Americano Adulto de Esgrima, em Lima, capital do Peru, o destaque brasileiro foi Pedro Petrich. O paranaense avançou até o quadro de 8 da competição de espada e terminou o torneio em oitavo lugar.
Na disputa do sabre feminino, as melhores campanhas de nossas representantes foram feitas por Luana Pekelman e Karina Trois. Elas avançaram até o quadro de 16 e terminaram, respectivamente, em 13º e 15º lugares na tabela de classificação.
Pedro Petrich entre os oito melhores da espada
Nossos quatro representantes na espada masculina superaram as pules. Alexandre Camargo, Pedro Petrich e Richard Grunhauser ficaram de bye no quadro de 64, fase em que Leopoldo Gubert foi derrotado pelo colombiano Kevin Restrepo por 11-15, deixando a competição.
No quadro de 32, Petrich derrotou o colombiano Hernando Roa pelo placar de 15-10, seguindo em frente. Contudo, Alexandre Camargo caiu para o canadense Fynn Fafard (11-15), enquanto Richard Grunhauser foi superado pelo venezuelano Jesus Limardo (6-15).
O adversário de Petrich no quadro de 16 foi Francisco Limardo, da Venezuela, a quem o brasileiro venceu por 15-12. No quadro de 8, o paranaense foi derrotado por 15-5 pelo canadense por Fynn Fafard, algoz de Alexandre Camargo no torneio. Petrich terminou o Pan-Americano na 8ª posição. Alexandre Camargo ficou em 22º lugar; Richard Grunhauser em 23º; e Leopoldo Gubert na 33ª colocação.
Trois e Pekelman são as melhores no sabre feminino
Após a fase de pules, nossas quatro sabristas se classificaram para a chave principal. No quadro de 32, Karina Trois bateu a venezuelana Katherine Paredes por 15-12, enquanto Luana Pekelman superou Fatima Tobar, de El Salvador, por 15-12.
Já Pietra Chierighini e Ana Beatriz Fraga foram eliminadas por atletas dos EUA: Pietra ao perder por 8-15 para Elisabeth Tartakovsky; Ana Beatriz, por 10-15 para Tatiana Nazlymov.
No quadro de 16, Karina caiu para a cubana Leidis Veranos (13-15), e Luana, para Magda Skarbonkiewicz (EUA), por 9-15. Luana Pekelman terminou em 13º lugar, Karina Trois em 15º, Pietra Chierighini em 22º e Ana Beatriz Fraga na 25ª colocação.
Programação
O Campeonato Pan-Americano de Esgrima prossegue nesta quinta-feira (27), em Lima, com disputas individuais de florete feminino e sabre masculino. No florete, estarão em pista Mariana Pistoia, Bia Bulcão, Ana Toldo e Gabriella Vianna. No sabre, nossos representantes serão Henrique Garrigós, Renato Saliba, Érico Patto e Fellipe Bento.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]