Skip to main content

Vanderson Chaves e Mônica Santos são os primeiros a estrear; Carminha Oliveira e Jovane Guissone também representam o Brasil nos Jogos de Tóquio

Em ordem sentido horário: Carminha Oliveira, Jovane Guissone, Vanderson Chaves e Mônica Santos. Fotos: CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Começa a partir desta terça-feira (24) a história de quatro brasileiros nas provas de esgrima dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Jovane Guissone, Vanderson Chaves, Mônica Santos e Carminha Oliveira são os representantes do Brasil na modalidade. Realidades diferentes, movidas na direção de uma mesma paixão: o esporte.

O primeiro brasileiro a ir à pista no Japão vai ser Vanderson Chaves, que tem a sua pule marcada já para esta terça-feira (24), às 21h (horário de Brasília), pela competição de Sabre Categoria B. Caso avance, o brasileiro disputará as semifinais, final ou disputa de bronze entre 3h30 e 8h da manhã da quarta-feira (25).

Apesar de ir para a sua segunda disputa de Jogos Paralímpicos, o gaúcho, primeiro representante brasileiro em ação, acredita que a Tóquio 2020 tem um sabor diferente da Rio 2016 pela forma como obteve a classificação para os eventos.

“A expectativa para Tóquio é diferente. No Rio, eu fui um dos atletas convidados quando a Rússia foi banida. Surgiu uma vaga para a esgrima, e eu fui indicado. Para Tóquio, eu conquistei a vaga, então o sentimento é diferente por eu mesmo ter conseguido me classificar”, comparou um dos dois negros da equipe brasileira, com o orgulho de representar a diversidade no esporte.

“Para mim significa muita coisa representar o Brasil e as pessoas negras. A gente sabe que há muito preconceito. Apesar de eu nunca ter percebido comigo, já ouvi vários relatos de atletas e de pessoas próximas, é uma situação chata. Por isso, representar todas essas pessoas é importante para mostrar que somos gente como todo mundo”, afirmou Chaves.

Também pelo Sabre Categoria B, mas no naipe feminino, Mônica compete já nesta terça-feira na disputa da pule, que terá início às 22h30. Caso chegue às semifinais, ela voltará à pista a partir das 4h da manhã de quarta-feira.

Mãe, mulher, cadeirante, Mônica tem muita ligação com a família. Já foi campeã das Américas, mas sonha em estar no pódio da Paralimpíada: “Acredito muito que a medalha seja a cerejinha do bolo, porque a gente precisa dela, estamos lá representando uma nação, a gente vai dar o melhor naquele momento”.

Carminha e Jovane na quarta

Na Espada Categoria B masculina, Jovane Guissone começa o seu caminho até a tão sonhada medalha na noite de quarta-feira (25), às 21h, na sua pule. As semifinais, finais e disputa pelo bronze estão previstas para quinta-feira (26), às 5h. Carminha Oliveira também estreia na quarta-feira na Espada Categoria A. A pule da sua competição terá início às 23h20. Se a brasileira conseguir alcançar as semifinais, ela entrará em ação a partir das 5h30 de quinta-feira.

No Florete categoria B masculino, o Brasil será representado por Guissone e Chaves. A pule desta disputa está marcada para sexta-feira (27), às 21h. As fases finais do florete vão ocorrer na manhã do sábado (28), às 4h30.

Mônica e Carminha voltam a jogar pelo Florete Categorias A e B, que têm as pules previstas para ocorrer nesta sexta-feira, às 23h. Assim como o masculino, as semifinais, final e bronze vão acontecer na manhã do sábado, só que a partir das 5h.

A poucas horas da estreia, Vanderson Chaves fez um apelo aos torcedores e amantes da esgrima.

“Peço para todos acompanharem a esgrima e ao esporte paralímpico. Deixo uma mensagem para que, se vocês tiverem um objetivo, trabalhem em prol dele, não abaixem a cabeça, pois se vocês têm um sonho grande, têm de correr atrás”, pediu Chaves.  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support