Skip to main content

Aniversariante do mês, o brasileiro fez boa campanha e alcançou a semifinal da competição individual em Rosário, na Argentina

Medalhista de bronze, Erico Patto completa 16 anos no dia 19 de maio. Foto: Nicolás Heredia/Prensa Rosario 2022

Nelson Ayres e Henrique Porto (especial para a assessoria de imprensa) – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira fechou com medalha sua participação nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na cidade argentina de Rosário. Neste domingo (8), o esgrimista Erico Patto se deu um presente antecipado de aniversário, ao conquistar a medalha de bronze nos combates de sabre.

Nascido em 19 de maio, o paulistano, que completará 16 anos, venceu na fase de pule ao paraguaio Franco Gallardo (5 a 0) e ao equatoriano Isaiah Sandoval (5 a 1), sendo superado pelo boliviano Esteban Shepard (5 a 2). Classificado ao quadro de 8, bateu o argentino Cristobal Fourcade por 15 a 12, avançando para a semifinal.

Nesta etapa aconteceu o reencontro com o boliviano Shepard, que mais uma vez foi o vitorioso (15 a 12). O resultado valeu automaticamente a medalha de bronze para Patto, um esgrimista destro, que começou no esporte aos 8 anos, na Escola Suíço-Brasileira.

E na festa de aniversário adiantada, o esgrimista comemorou bastante durante o primeiro evento multiesportivo de que participou. “Hoje eu me diverti muito”, relatou. “Fui lá, mostrei a esgrima que tinha, ganhei uma medalha de bronze e fico muito feliz com isso”, descreveu. Patto está ciente que ainda existem pontos a melhorar e corrigir nos combates, mas não deixa de viver o presente. “Fiz o melhor que deu na hora”, reconheceu.

No feminino, Eduarda Nehrke foi batida em combate no quadro de 8, pela boliviana Rafaela Auza (15 a 6), ficando fora da briga por medalhas. Antes, na pule, a esgrimista havia vencido a uruguaia Violeta Navatta (5 a 0), sendo superada em 5 a 1 por Paulina Guerscovich, da Argentina, e pela boliviana Rafaela Auza (5 a 1).

Fechando a participação da esgrima nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, foi realizada a competição entre equipes mistas (staffetta). Nela, os atletas de vários países formam times que duelam na busca por medalhas. Estas não contam no quadro geral, tendo a disputa o objetivo de proporcionar interação entre os esgrimistas, similar ao que acontece nos Jogos Mundiais da Juventude, com sua competição entre continentes.

E no duelo entre todas as armas, Stella Frias (florete) e Erico Patto (sabre) ajudaram seu time a conquistar a medalha de ouro. O triunfo foi sobre o time de outro brasileiro, André Mura (florete), que acabou com a medalha de prata.

Desta forma, a esgrima brasileira fechou sua participação nos Jogos Sul-Americanos da Juventude com três medalhas: a prata de Stella Frias (florete), além dos bronzes de Maria Vitória Paro (espada) e Erico Patto (sabre). As disputas entre países de espada, florete e sabre ocorreram no Pavilhão A do Parque Único Suramericano, em La Rural.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support