Skip to main content

No último dia de competição, Brasil chegou a passar do quadro de 32 no masculino, mas terminou em 16°; meninas caíram no quadro de 32.

Equipe brasileira chegou ao quadro de 16 na Rússia. Foto: Eva Pavia/Bizzi Team/FIE.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil encerrou, neste domingo, sua participação nas Copas do Mundo de Espada. Em Barcelona, na Espanha, as meninas ficaram em 20° lugar, após serem eliminadas no quadro de 32. Os meninos conseguiram resultado um pouco melhor em Sochi, na Rússia: passaram para o quadro de 16, mas caíram na sequência e terminaram na 16ª colocação.

O time masculino começou bem a jornada. A equipe comandada por Filippo Lombardo e que contava com Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzarotto e Leopoldo Gubert começou vencendo os dinamarqueses no confronto do quadro de 32. Mas, permitiu a virada no quinto duelo da série, quando os europeus viraram para 22 a 21.

O confronto se encaminhava para uma definição a favor do time da Dinamarca, já que o último duelo iniciou com os brasileiros perdendo por 29 a 26. Mas, num combate cheio de emoção e muito aberto (o que não é muito comum na espada), Alexandre Camargo fez 18 a 13 em Conrad Seibaek Kongstad e fechou em 44 a 42.

No quadro de 16, os brasileiros caíram para os suíços por 45 a 33. Assim, iniciaram a disputa pelas posições de 9° a 16° lugar, com três derrotas por 45 a 35 para Itália, Argentina e Israel, respectivamente, e a 16ª colocação no final. Na véspera, pelo torneio individual, Alexandre Camargo foi eliminado no quadro de 64 pelo ucraniano Yan Sych, por 15 a 14.

A equipe feminina, formada por Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu, Renata Zettermann e Lorana Schwantes, fez um confronto acirrado com Israel, no quadro de 32. Embora atrás no placar desde o início, as brasileiras mantiveram uma distância que variava de dois a seis pontos.

Com 35 a 29 no placar, Victoria Vizeu diminuiu no penúltimo combate contra Nicole Feygin (6 a 5) e Nathalie Moellhausen fez 7 a 5 contra Adele Bogdanov, mas foi insuficiente para a virada. No dia anterior, Nathalie caiu no quadro de 64 do torneio individual para a russa Aizanat Murtazaeva (8 a 11).

“O grande diferencial é que elas, como equipe, erraram menos do que a gente. Foram mais consistentes e fizeram um jogo mais seguro nas ações contraofensivas, fazendo com que a gente tivesse de se expor mais. Nos momentos que não deveríamos ter arriscado tanto, acabamos arriscando. Temos de saber digerir melhor o combate quando a situação não estiver favorável. Elas jogaram com garra, detalhes precisam ser trabalhados, essas experiências são importantes. É uma equipe bem diversificada, a gente cresceu bastante”, avalia o técnico Athos Schwantes.

“Foi a terceira competição com um novo método que estou impantando no meu jogo. Como todo processo de mudança, os resultados demoram algum tempo. Sei que é um processo muito longo. Sei que, apesar da minha idade e minha experiência, ainda posso falhar. Estou curtindo muito, a equipe é muito boa, estou feliz de ver alguém como a Victoria, que veio para a França, novinha, é um prazer vê-la jogar. Vi a Renata, que nunca tinha visto jogar e está muito firme, com atitude. A Lorana também está nessa pesquisa de sensações, que está montando o projeto dela. Ver tanta paixão é muito bonito”, diz a campeã mundial Nathalie Moellhausen.

Circuito Cadete

Na disputa da etapa de Cracóvia (POL) do Circuito Europeu Cadete, a brasileira Ginevra Giordano terminou em 102° lugar. Ela venceu três duelos na pule, bateu a húngara Szonja Almasi (15 a 13) no quadro de 256, mas caiu na sequência, para a alemã Oliwia Tercjak, também por 15 a 13.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support