Skip to main content

Torneio em Sabadell, na Espanha, teve Paulo Morais no Top 50 do individual; Giovanni França fica entre os 16 melhores da Liga Universitária Britânica

Rafael Tomino garantiu a vitória no último duelo, contra os ucranianos. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil encerrou, neste domingo (20), sua participação na Copa do Mundo Júnior de Florete, em Sabadell, na Espanha. O time formado por Lorenzo Mion, Paulo Morais, Ricardo Pacheco e Rafael Tomino terminou em 15° lugar no torneio de equipes. Na disputa individual, no sábado, destaque para Morais, que ficou no Top 50 da competição.

Paulo Morais fez uma ótima pule no individual. Em cinco duelos, venceu quatro vezes, avançando para a disputa eliminatória. Chegou ao quadro de 64 e, um combate bem acirrado, caiu para o italiano Matteo Iacomoni, por 15 a 12, ficando em 43° lugar.

Os outros brasileiros pararam antes na disputa. Lorenzo Mion não fez  uma boa pule, mas conseguiu classificação para o quadro de 128, sendo superado pelo italiano Tommaso Martini, por 15 a 7, ficando em 128° lugar. Rafael Tomino (148°) e Ricardo Pacheco (141°) encerraram a participação na fase de pules.

Na disputa de equipes, o Brasil teve oportunidade de ir mais longe. O time começou perdendo o duelo contra os holandeses, mas virou no jogo seguinte, quando Lorenzo Mion fez 8 a 4 em Suhayl Nawar, marcando 10 a 9 no placar. Até a metade do confronto, os brasileiros dominaram a disputa e chegaram a ter quatro pontos de vantagem, mas permitiram a virada e foram superados por 45 a 38.

Na etapa seguinte, na disputa do 9° ao 16° lugar, foi a vez de encarar a Eslováquia, mas os meninos tiveram muito mais dificuldades. A diferença foi sempre grande no placar e o time brasileiro chegou a estar perdendo por 12 pontos de diferença. Paulo Morais ainda reagiu no penúltimo jogo, quando diminuiu nove pontos, mas o placar final ficou em 41 a 45.

Diante da Espanha, iniciando a briga pelo 13° lugar, o Brasil teve uma derrota doída. O time comandou o placar do início ao sétimo duelo, chegando a ter seis pontos de diferença. No penúltimo embate, Luiz Dias Higueras tirou essa diferença contra Ricardo Pacheco e abriu um de vantagem para os espanhóis, que seguraram a vitória no final, por 45 a 44.

Finalmente, na briga pelo 15° lugar, o time brasileiro foi soberano. Abriu boa diferença, ficou apenas uma vez atrás do marcador, na metade do duelo. Mas a diferença de um ponto para os ucranianos foi rapidamente eliminada e a vitória aconteceu, através de Rafael Tomino, que bateu Ievgen Lazarenko, por 5 a 3, garantindo 45 a 38 na contagem final.

“Achei bom em geral. Alguns erros cruciais, mas estamos avançando. No torneio de equipes poderíamos ter chegado mais longe. Acho que estamos progredindo, ganhando mais ritmo internacional. No individual, faltou pouco para chegar, mas não foi ruim”, analisou Paulo Morais.

Giovanni França na Liga Universitária Britânica

O brasileiro Giovanni França ficou entre os 16 melhores da disputa individual do florete masculino da Liga Universitária Britânica, o BUCS (British Universities and College Sports), na cidade de Sheffield, na Inglaterra. Ele representou a equipe do Imperial College London (universidade pública de Londres).

Neste domingo, ele fez uma pule perfeita, vencendo todos os adversários e conseguindo classificação direta para o quadro de 64. Após levar a melhor em mais dois duelos, foi eliminado no quadro de 16, por Jose Narvaez Paliza, com 15 a 5 no placar, ficando em 11º lugar.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support