Atletas de todo o país podem ter contato com a modalidade e as demonstrações ensinam fundamentos e realizam pequenos jogos com os jovens participantes do evento

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
Em mais uma ação para divulgar ainda mais o esporte, a esgrima é uma das modalidades de demonstração dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que têm como sede o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento, que começou nesta semana, conta com ensinamentos dos fundamentos da esgrima, além da realização de jogos com os estudantes participantes da competição. A ação está sendo organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), a convite da Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), e é coordenada pela Federação de Esgrima do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ).
As atividades são realizadas ao lado do refeitório, durante os horários de almoço e jantar nos Jogos, e são administradas por professores da CBE, que buscam mostrar um pouco mais da modalidade para alunos entre 12 e 14 anos. Um dos mestres é Danilo Guedes, presidente da FEERJ e responsável por coordenar a corpo docente nas demonstrações.
O dirigente ressaltou o impacto que a iniciativa pode causar no desenvolvimento do esporte no país: “O efeito maior é que os adolescentes terão contato com a modalidade e poderão vir a se interessarem pela esgrima”, analisou.
“Com isso, haveria um aumento da prática do esporte em todos os estados, sinalizando para a CBE onde precisa de maiores investimentos para capacitação de pessoal para trabalhar nessa nova demanda”, complementa Guedes.
Além da contratação dos professores, a CBE ainda fornece os materiais, pista e armas necessárias para que a atividade seja realizada. Durante as demonstrações, o intuito maior é passar de forma lúdica como funciona a modalidade. São ensinados os deslocamentos básicos do esporte, como marchar, romper e afundo, e realizados jogos com os alunos com coletes, sabres e máscaras de plástico.
Nos Jogos Escolares Brasileiros, a esgrima é uma das seis modalidades demonstrativas do evento. Além dela, há o skate, a escalada, a dança, o curling e o pólo aquático. Durante os sete dias de JEB’s, serão mais de seis mil alunos-atletas no Parque Olímpico, que disputarão 17 modalidades esportivas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima