Skip to main content

Atletas de todo o país podem ter contato com a modalidade e as demonstrações ensinam fundamentos e realizam pequenos jogos com os jovens participantes do evento

Demonstração de esgrima nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio. Foto: Danilo Guedes.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Em mais uma ação para divulgar ainda mais o esporte, a esgrima é uma das modalidades de demonstração dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que têm como sede o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento, que começou nesta semana, conta com ensinamentos dos fundamentos da esgrima, além da realização de jogos com os estudantes participantes da competição. A ação está sendo organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), a convite da Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), e é coordenada pela Federação de Esgrima do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ).

As atividades são realizadas ao lado do refeitório, durante os horários de almoço e jantar nos Jogos, e são administradas por professores da CBE, que buscam mostrar um pouco mais da modalidade para alunos entre 12 e 14 anos. Um dos mestres é Danilo Guedes, presidente da FEERJ e responsável por coordenar a corpo docente nas demonstrações.

O dirigente ressaltou o impacto que a iniciativa pode causar no desenvolvimento do esporte no país: “O efeito maior é que os adolescentes terão contato com a modalidade e poderão vir a se interessarem pela esgrima”, analisou.

“Com isso, haveria um aumento da prática do esporte em todos os estados, sinalizando para a CBE onde precisa de maiores investimentos para capacitação de pessoal para trabalhar nessa nova demanda”, complementa Guedes.

Além da contratação dos professores, a CBE ainda fornece os materiais, pista e armas necessárias para que a atividade seja realizada. Durante as demonstrações, o intuito maior é passar de forma lúdica como funciona a modalidade. São ensinados os deslocamentos básicos do esporte, como marchar, romper e afundo, e realizados jogos com os alunos com coletes, sabres e máscaras de plástico.

Nos Jogos Escolares Brasileiros, a esgrima é uma das seis modalidades demonstrativas do evento. Além dela, há o skate, a escalada, a dança, o curling e o pólo aquático. Durante os sete dias de JEB’s, serão mais de seis mil alunos-atletas no Parque Olímpico, que disputarão 17 modalidades esportivas.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support