No duelo que valia o pódio, brasileiras viraram sobre a Venezuela e triunfaram por um ponto de diferença; equipe de sabre masculina ficou na quarta posição

Henrique Porto – Especial para Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
Neste sábado (4), a esgrima feminina do Brasil alcançou um feito histórico no Campeonato Pan-Americano Adulto. No segundo dia de duelos no Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai, Luiza Lee, Karina Trois, Luana Pekelman e Pietra Chierighini brilharam e conquistaram uma medalha de bronze no sabre por equipes.
Inicialmente, as brasileiras avançaram ao quadro de 8 por bye. Nessa fase, tiveram pela frente as mexicanas, as quais venceram por 45 toques contra 38. Na semifinal, o Canadá cruzou o caminho do Brasil. E, por 45 a 32, as canadenses venceram o duelo e levaram as brasileiras ao embate pela medalha de bronze.
E ela veio de maneira dramática: de virada e no último toque. Na disputa do terceiro lugar, as brasileiras estavam perdendo por 44 a 39 para a Venezuela, porém Karina Trois conseguiu seis toques seguidos diante de Shia Rodriguez, finalizando o jogo em 45 a 44 para o Brasil, feito muito comemorado no Parque Olímpico de Assunção.
“Foi uma conquista importantíssima. O último jogo foi de total superação e foco. Conversamos muito sobre a consistência e o trabalho em equipe, que não importa um jogo em separado, mas sim o todo. E deu certo”, relatou Karina.
Com o resultado, a equipe verde e amarela também garantiu uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023, que acontecerá em Santiago, capital chilena.
Equipe masculina fica perto do pódio
A esquadra masculina de sabre também disputou a medalha de bronze, mas acabou superada pela Colômbia em 45 a 35. Composta por Fabio Salles, Henrique Garrigos, Enrico Pezzi e Bruno Pekelman, a equipe brasileira inicialmente venceu Cuba por 45 a 40 no quadro de 16. No quadro de 8, o adversário foi o selecionado da Argentina, batido por 45 a 39.
O Canadá também foi o oponente da semifinal e venceu os brasileiros por 45 toques contra 24, o que rendeu aos brazucas a quarta posição. Mesmo com o revés na decisão da medalha de bronze, eles voltam do Paraguai com a vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
O Campeonato Pan-Americano de Esgrima prossegue neste domingo (5) com as provas individuais de florete, nos dois naipes. Bia Bulcão, Talia Calazans, Rafaella Gomes e Mariana Pistoia serão as nossas representantes no feminino. No masculino competem Henrique Marques, Paulo Morais, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo. Na segunda-feira (6), acontecem as provas por equipes no florete. E fechando o evento, dias 7 e 8, será a vez dos duelos de espada.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima