Skip to main content

No duelo que valia o pódio, brasileiras viraram sobre a Venezuela e triunfaram por um ponto de diferença; equipe de sabre masculina ficou na quarta posição

Karina Trois, Luana Pekelman, Pietra Chierighini e Luiza Lee foram as responsáveis pelo bronze no sabre. Foto: BizziTeam/FIE

Henrique Porto – Especial para Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Neste sábado (4), a esgrima feminina do Brasil alcançou um feito histórico no Campeonato Pan-Americano Adulto. No segundo dia de duelos no Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai, Luiza Lee, Karina Trois, Luana Pekelman e Pietra Chierighini brilharam e conquistaram uma medalha de bronze no sabre por equipes.

Inicialmente, as brasileiras avançaram ao quadro de 8 por bye. Nessa fase, tiveram pela frente as mexicanas, as quais venceram por 45 toques contra 38. Na semifinal, o Canadá cruzou o caminho do Brasil. E, por 45 a 32, as canadenses venceram o duelo e levaram as brasileiras ao embate pela medalha de bronze.

E ela veio de maneira dramática: de virada e no último toque. Na disputa do terceiro lugar, as brasileiras estavam perdendo por 44 a 39 para a Venezuela, porém Karina Trois conseguiu seis toques seguidos diante de Shia Rodriguez, finalizando o jogo em 45 a 44 para o Brasil, feito muito comemorado no Parque Olímpico de Assunção.

“Foi uma conquista importantíssima. O último jogo foi de total superação e foco. Conversamos muito sobre a consistência e o trabalho em equipe, que não importa um jogo em separado, mas sim o todo. E deu certo”, relatou Karina.

Com o resultado, a equipe verde e amarela também garantiu uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023, que acontecerá em Santiago, capital chilena.

Equipe masculina fica perto do pódio

A esquadra masculina de sabre também disputou a medalha de bronze, mas acabou superada pela Colômbia em 45 a 35. Composta por Fabio Salles, Henrique Garrigos, Enrico Pezzi e Bruno Pekelman, a equipe brasileira inicialmente venceu Cuba por 45 a 40 no quadro de 16. No quadro de 8, o adversário foi o selecionado da Argentina, batido por 45 a 39.

O Canadá também foi o oponente da semifinal e venceu os brasileiros por 45 toques contra 24, o que rendeu aos brazucas a quarta posição. Mesmo com o revés na decisão da medalha de bronze, eles voltam do Paraguai com a vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

O Campeonato Pan-Americano de Esgrima prossegue neste domingo (5) com as provas individuais de florete, nos dois naipes. Bia Bulcão, Talia Calazans, Rafaella Gomes e Mariana Pistoia serão as nossas representantes no feminino. No masculino competem Henrique Marques, Paulo Morais, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo. Na segunda-feira (6), acontecem as provas por equipes no florete. E fechando o evento, dias 7 e 8, será a vez dos duelos de espada.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support