Skip to main content

Etapa, que foi realizada no clube onde atua a campeã, teve vitória da esgrimista da casa contra Marcela Silva, do Pinheiros, na decisão do título

Amanda Netto Simeão comemora o título em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene.

15 de agosto de 2021.

Por: Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

A 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima teve uma vitória caseira no Clube Curitibano, no Paraná, na categoria sênior feminino da competição de espada. Neste domingo (15), a atleta da casa, Amanda Netto Simeão, conquistou o título ao derrotar Marcela Silva, do Pinheiros, na final por 15 a 4. Tabea Alves, da Academia Mestre Kato, e Bianca Dantas, do Barroca TC, completaram o pódio na terceira colocação.

Este é o primeiro ano que Amanda atua pelo Clube Curitibano. Antes a esgrimista defendia o Graciosa. A campeã, de 27 anos, garantiu que queria muito conquistar o ouro com as cores do novo clube.

“Eu queria muito trazer esse título para o Curitibano, eles me receberam de portas abertas, eu fico tão feliz. Eu me senti muito aceita, há tempos que eu não conseguia me sentir parte de uma família, todo mundo competindo junto. Fico muito feliz de ter conquistado essa medalha para eles”, disse a campeã.

“Eu estava passando por uns momentos turbulentos na minha vida, com a minha cabeça e, nessa competição, eu consegui ganhar contra mim mesma, pois um dos nossos maiores adversários somos nós mesmos”, complementou sobre o desafio que teve para faturar o título.

Amanda demonstrou uma esgrima perfeita em Curitiba. Desde a pule, a atleta não deu chances para nenhuma adversária e venceu todas as suas partidas. Na primeira fase, ela superou: Erika Figueiredo, do Betancourt, por 5 a 0; Laura Menck, do Pinheiros, por 5 a 1; Fernanda Camargo, da Academia Mestre Kato, por 5 a 1; Pietra Teixeira, do Círculo Militar do Paraná, por 5 a 2; Ana Brecheret, do Paulistano, por 5 a 3; e Cledola Tello, do Barroca, por 5 a 1.

Posteriormente, na fase final, Amanda bateu a companheira de equipe, Gabriela Portugal, por 15 a 3, no quadro de 32. No jogo do quadro de 16, ela venceu Clara Amaral, do Barroca por 15 a 8. Depois, no quadro de 8, foi a vez de Renata Zettermann, do Paulistano, ser derrotada por 15 a 8. Por fim, nas semifinais, a campeã superou Tabea Alves, da Academia Mestre Kato, por 15 a 7.

Após a conquista, a medalhista de ouro lembrou a disputa da primeira etapa, no Rio de Janeiro (RJ) em que acabou caindo nas semifinais. Ela falou sobre a diferença da Amanda daquela competição com a atual.

“Eu mudei o meu foco. Àquela época, eu não estava focando na esgrima, eu estava mais preocupada com a minha família, então eu tirei um pouco a minha cabeça da esgrima. Mas eu gosto de ganhar e quando não consegui o ouro no Rio de Janeiro, coloquei na cabeça que eu ia suar e batalhar para voltar a ser a campeã”, explicou a atleta do Curitibano.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support