É bronze! Time de espada masculina do Brasil é o terceiro melhor das Américas

Em redenção pessoal, Alexandre Camargo foi o destaque do quarteto brasileiro na conquista do bronze no Campeonato Pan-Americano, em Lima

Richard Grunhauser, Pedro Petrich, Leopoldo Gubert e Alexandre Camargo colocaram o Brasil no pódio da espada. Foto: Augusto Bizzi/Bizzi Team

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira conquistou neste sábado (29) sua terceira medalha no Campeonato Pan-Americano. Em Lima, capital peruana, a equipe masculina de espada subiu ao pódio para receber a medalha de bronze. Uma conquista marcada por vitórias dramáticas, com destaque para o desempenho de Alexandre Camargo, em redenção pessoal.

Foi a terceira medalha do Brasil na competição, após a prata da equipe masculina de florete e do bronze individual de Guilherme Toldo, também nesta arma. Com isso, até o momento, o Brasil é o terceiro país que mais conquistou medalhas nesta edição do torneio. Já no sabre feminino, a outra prova do dia em Lima, a equipe brasileira não conseguiu chegar ao pódio. Encerraram a participação na quinta colocação.

A redenção pessoal de Alexandre Camargo

A conquista do bronze pela equipe brasileira masculina de espada teve um destaque especial: Alexandre Camargo. Líder do ranking nacional, alijado dos Jogos Olímpicos por uma polêmica decisão da arbitragem, Camargo foi decisivo nos momentos em que a equipe mais precisou.

A estreia brasileira – 36ª equipe no ranking da Federação Internacional (FIE) – foi contra os Estados Unidos (21º), direto no quadro de 8. O Brasil esteve boa parte do tempo em desvantagem no placar, contudo, no último duelo Alexandre Camargo assumiu com o placar em 32-35 e decidiu a nosso favor: vitória por 43-42. 

Na semifinal contra a Venezuela, o oitavo melhor time de espada do Mundo na atualidade e o melhor entre as equipes das três Américas, os brasileiros acabaram superado por 45-37. Restava ao Brasil lutar pela medalha de bronze, contra outra forte equipe, a do Canadá, 16ª do ranking mundial.

E o roteiro da vitória sobre os norte-americanos se repetiu. Muito equilíbrio, até que o paranaense Alexandre Camargo voltou à pista e decidiu a partida novamente. Logo contra o Canadá de Nicholas Zhang, seu algoz no Pré-Olímpico.

O jogo final foi contra Dylan French, com Camargo indo à pista com o placar apontando 33-40. Toque a toque, Camargo foi reduzindo a diferença, até empatar o duelo em 43 toques. Com o cronometro zerado, o jogo foi para o tempo extra, onde o brasileiro alcançou o toque derradeiro e fechou a partida em 44-43 para o Brasil, garantindo a medalha e alcançando a sua redenção pessoal.

Além de Alexandre Camargo, o time masculino de espada formou com Pedro Petrich, Richard Grunhauser e Leopoldo Gubert.

Equipe de sabre feminino na quinta posição

No sabre feminino, a equipe brasileira estreou, no quadro de 8, sendo derrotada por 35-45 pela Colômbia. Com o resultado, viu terminarem suas chances de ir ao pódio. Na disputa por posições, o Brasil venceu o Chile por 45-40 e ficou com a 5ª colocação. Nossa equipe formou com Karina Trois, Pietra Chierighini, Luana Pekelman e Ana Beatriz Fraga.

Programação

Neste domingo (30), em Lima, chega a seu encerramento o Campeonato Pan-Americano de Esgrima. Dando conclusão às competições por equipe, serão disputados combates de florete feminino e sabre masculino. Representando o Brasil no florete teremos Mariana Pistoia, Bia Bulcão, Ana Toldo e Gabriella Vianna. No sabre, nosso time será formado por Henrique Garrigós, Renato Saliba, Erico Patto e Fellipe Bento.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]
Pular para o conteúdo