Nesta quinta-feira teve início o Festival Infantil Mário Queiroz, evento que reúne atletas de 9 a 13 anos e abrange as três armas, espada, florete e sabre. Na categoria sub-9, Julia Kadunc e Pedro Fonseca foram os campeões no florete. No sub-11, Maria Luiza Garofolo conquistou o ouro no sabre, enquanto João Pedro Perito foi o vencedor na espada. Já no sabre masculino sub-13, Lorenzo Castello Branco garantiu o título.
Sub-9 Florete feminino e masculino

Na categoria feminina, Júlia Kadunc brilhou ao conquistar cinco vitórias na fase de poules. Nas quartas de final, superou sua companheira de equipe do Pinheiros, Laura Zheng, por 9 a 4. Em seguida, garantiu vaga na final ao vencer Lais Palermo, do Baldin Esgrima, por 9 a 5. Na decisão, levou o ouro ao derrotar Maria Boaventura, do Tênis Clube Paulista. As medalhas de bronze ficaram com Lais Palermo e Martina Dinucci.
Já na categoria masculina, Pedro Fonseca, do Paulistano, conquistou o ouro ao derrotar Lorenzo Packer, do Esperia, por 9 a 6. Nas semifinais, superou Paulo Gallo, também do Esperia, pelo mesmo placar. O segundo bronze ficou com Henry Avancini, do CMSP.
“Eu parava e respondia, fazia afundo, às vezes não dava certo, mas no final consegui, né”, disse o pequeno campeão.
Sub-11 Sabre feminino e Espada masculina

A campeã da categoria sub-11 feminina do sabre, Maria Luiza Garofolo, do CMSP, teve uma trajetória de reviravolta até o título. Nas poules, venceu apenas dois jogos, mas superou a fase classificatória e se destacou nas eliminatórias, derrotando Laura Caló nas quartas de final e Helena Pires nas semifinais. Para garantir o título, Maria Luiza venceu Lorena Iaconelli, do Pinheiros, por 11 a 9, conquistando o ouro. Lorena Iaconelli ficou com a prata, enquanto Helena Pires e Manuela Hansen dividiram o terceiro lugar.
“É muito difícil jogar quando você está com muita pressão, quando você está ganhando e depois alguém começa a fazer muitos pontos. Então, respiro fundo, penso no que eu tenho que fazer e vou misturando”, afirmou a campeã
Na espada masculina, João Pedro Perito, do CMSP, conquistou o ouro após derrotar Richard Zheng, do Pinheiros, por 11 a 9, em um confronto equilibrado. Na semifinal, João Pedro teve uma vitória apertada por 11 a 10 sobre seu parceiro de equipe, Gabriel Polizer, e havia vencido Antonio Chen nas quartas de final, além de Henrique Lopes e Marcelo Brasil nas fases anteriores. As medalhas de bronze ficaram com Xi Cheng e Gabriel Polizer.
“Eu sempre fico bastante concentrado com meu técnico e sempre confio muito nele. Faço todas as coisas que ele pede e, para virar o jogo, eu consegui entender melhor a partida e aumentar os pontos, dando outros toques”, afirmou o campeão.
Sub-13 Sabre masculino

Na última prova do dia, de forma invicta, Lorenzo Castello Branco, do CMSP, teve uma ampla vitória nas quartas de final contra Lorenzo Ribeiro por 15 a 2. Por uma vaga na final, enfrentou Sami Mahmoud, do Paulistano, e venceu por 15 a 10. Na fase seguinte, superou Theo Kadunc com um placar de 15 a 6 para garantir o ouro. André Guabiraba e Sami Mahmoud ficaram com o bronze.
“Eu comecei o jogo bem, estava bem nervoso porque nunca tinha jogado com ele, mas estava animado pois era uma final. Joguei bem, joguei com garra, dei meu melhor e deu no que deu”, destacou o campeão.