No encerramento do Festival Infantil Mário Queiroz, que reúne atletas de 9 a 13 anos nas três armas (espada, florete e sabre), Henrique Lopes se consagrou campeão no sabre masculino sub-9. Maya Schneider conquistou seu segundo ouro ao vencer na espada feminina. João Pedro Perito também levou o ouro no florete masculino. Por fim, Ana Luiza Motta encerrou as disputas com o ouro no sabre feminino sub-13.
Sub-9 Sabre masculino

Na única prova sub-9 do dia, Henrique Lopes, do Icarus Fencing, teve uma excelente trajetória até conquistar o título. Nas poules, venceu todos os seus confrontos. Na semifinal, superou Pedro Fonseca, do Paulistano, por 9 a 3 e, na grande final, derrotou seu companheiro de equipe, Enrico Buss, por 11 a 2. Os bronzes ficaram com Pedro Fonseca e Alexandre Vizenci.
“Hoje a competição foi bem curta, mas tive um bom resultado na poule, consegui ganhar todos os confrontos com um bom jogo e levei um toque do Pedro Fonseca. Na semifinal também foi um bom jogo, e na final, contra o Buss, meu amigo, consegui a vitória”, disse o pequeno campeão.
Sub-11 Espada feminina e Florete masculino

Maya Schneider, do CMSP, iniciou as disputas do campeonato com grande destaque ao conquistar seu segundo título, se consagrando campeã invicta na espada. Na final, venceu sua companheira de equipe Maria Luiza Garofolo por 11 a 6, garantindo o ouro, enquanto Maria Luiza ficou com a prata e também foi campeã no sabre. Antes da decisão, Maya superou Júlia Canashiro por 11 a 7 na semifinal e Lorena Ianconelli, do Pinheiros, nas quartas de final por 11 a 3. Além de Júlia Canashiro, Victoria Terentyev também conquistou o bronze.
“Normalmente não jogo muito com ela, porque treino florete e ela, espada. Mas no início do campeonato treinamos juntas. Consegui fazer três pontos nela, então ela começou a usar as flechas, e eu passei a estender o braço e tocar”, disse a campeã.
João Pedro Perito, do CMSP, conquistou mais um título ao vencer Antonio Wizer, do GNU, na final do florete masculino por 11 a 3. Na semifinal, derrotou Leon Osório por 11 a 4, e nas quartas e oitavas superou Arthur Dreyer e Hugo Rech, respectivamente. As medalhas de bronze ficaram com Leon Osório e Gabriel Polizer.
“Fiquei muito concentrado nesses dois jogos, e não teria conseguido sem o apoio do meu técnico, que me ajudou bastante em todos os momentos. Agradeço muito a ele e me senti ótimo”, comentou o jovem campeão.
Sub-13 Sabre feminino

Encerrando o Festival Infantil Mário Queiroz, Ana Luiza Motta, do Paulistano, conquistou o ouro ao vencer Elis Trigo, do EEAM Abel Melian, por 15 a 5. Na semifinal, derrotou Marcela Ribeiro, do Baldin Esgrima, em uma disputa apertada por 15 a 11. Na etapa anterior, havia superado sua companheira de time, Arabella Leal. O terceiro lugar ficou com Marcela Ribeiro e Olivia Grahl.
“Eu tento nunca pensar no título e focar mais no jogo, tentando aplicar o que treino na sala com meus mestres, e aí o resultado vem”, comentou a campeã. Ana Luiza também analisou seu último jogo na competição: “Achei meu ritmo e deu certo, porque normalmente fico muito nervosa, mas quando começo a fazer dois pontos seguidos, já fico mais tranquila”.