Nathalie Moellhausen, campeã mundial e número 2 do ranking, integra a equipe brasileira e deve disputar uma vaga no pódio em Kazan, na Rússia

Campeã mundial, Nathalie Moellhausen é a grande esperança brasileira no torneio. Foto: Augusto Bizzi/FIE.
18 de março de 2021.
Por: Fato&Ação Comunicação
A esgrima vai tentando voltar ao ritmo normal de competições, pouco a pouco. Depois de realizar a Copa do Mundo de Sabre, na última semana, chegou a hora da Copa do Mundo de Espada, que começa nesta sexta-feira (19), em Kazan na Rússia. E o Brasil vem forte para disputar medalhas.
O torneio individual feminino acontece no sábado e no domingo, com a disputa por equipes marcada para segunda e terça. O Brasil terá como grande atração Nathalie Moellhausen, campeã mundial em 2019 e número 2 do ranking, com Amanda Simeão e Marcela Silva fazendo parte da equipe comandada pelo mestre Marcos Cardoso.
E justamente Nathalie gera as maiores expectativas. Ela permaneceu treinando em Paris, na França, durante quase toda a pandemia. O foco é a medalha olímpica em Tóquio. E este será um dos poucos momentos onde poderemos avaliar as possibilidades para cumprimento desta meta.
Porém, o mestre Marcos Cardoso faz um alerta sobre as condições desta Copa do Mundo, com muitos atletas sem competir há 15 meses. Uma situação bem diferente do comum.
“É, talvez, a competição mais atípica de todos os tempos, é difícil prever o que pode acontecer. É um torneio acontecendo depois de muito tempo, sem todos competirem, onde os atletas tiveram condições diferentes de treinamento. Alguns países saíram mais rapidamente das restrições, enquanto em outros o problema se agravou mais tarde e continua, como é o nosso caso. Em São Paulo, estamos há um ano com carga reduzida ou com treinos em casa. Estamos longe de voltar ao que era antes. As condições foram muito adversas, é uma competição que pode ter muitas surpresas, muitos resultados diferentes”, explica.
Sobre os adversários de Nathalie na disputa, Cardoso também não é capaz de ter um desenho claro do que a atleta enfrentará: “Não temos referência recente dos outros atletas. A Nathalie é nossa atleta que gera maior expectativa, está sempre brigando por medalhas. No geral, é difícil fazer um prognóstico, marcar um objetivo. Vai ser um teste para todo mundo”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima