Skip to main content

Evento prestigia grande nome da História da esgrima nacional; torneio segue até domingo no Círculo Militar do Paraná

Campeonato acontece no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Circuito Nacional de Esgrima não para e, a partir desta sexta-feira (19), mais uma competição colocará os principais atletas do Brasil à prova. E desta vez será na Copa Ronaldo Schwantes. O evento seguirá até o próximo domingo com muitos combates no Círculo Militar do Paraná, na capital paranaense Curitiba, além de uma homenagem ao Mestre D’Armas que dá nome ao campeonato no dia inaugural, às 19h (de Brasília).

Organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima, a competição recebeu 232 inscrições, sendo a maioria para as disputas de espada (48 para a feminina e 75 para a masculina). O torneio ainda terá os combates de florete (24 inscritas no feminino e 36 confirmados no masculino) e de sabre (21 para o feminino e 28 para o masculino).

E não é por menos que a arma que recebeu maior número de inscrições foi a espada. Berço da maioria dos espadistas do Brasil, o estado do Paraná tem enorme tradição na formação de esgrimistas na arma. Entre eles está o número 1 do ranking nacional, Alexandre Camargo.

Atleta da Academia Mestre Kato-PR, ele vai para a disputa com o intuito de sair do Círculo Militar do Paraná com a medalha de ouro.

“A expectativa é ganhar a prova, mesmo com um calendário muito complicado acho que continuo mantendo um bom nível de jogo. Espero jogar bem na Copa”, disse o atleta, que falou sobre atuar em casa:

“Na verdade, eu não sinto muita diferença. Claro que é sempre bom jogar em casa, mas o importante mesmo é estar bem”, completou.

O nível da Copa Ronaldo Schwantes promete ser elevado. Na espada feminina, a competição contará com a líder do ranking, Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano-PR), bem como com a vice, Victória Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP).

No florete feminino, a situação se repete: Bia Bulcão (Esporte Club Pinheiros-SP), Mariana Pistoia e Daphne Becker (ambas do Grêmio Náutico União-RS), as três líderes do ranking marcarão presença. No masculino, os combates contarão com destaques, como Henrique Marques, Paulo Morais e Lorenzo Mion, todos do Pinheiros.

O sabre feminino tem a presença confirmada das três líderes da lista da CBE, Karina Trois (Paulistano), Luana Pekelman (Pinheiros) e Pietra Chierighini (Paulistano). Já no masculino, Bruno Pekelman (Pinheiros), Fabio Salles (Paulistano) e Enrico Pezzi (Pinheiros) são os grandes nomes da disputa.

A competição terá mais uma vez a transmissão dos combates mais importantes no canal do YouTube da CBEsgrima TV. Tudo ao vivo!

Sobre Ronaldo Schwantes

O homenageado Ronaldo Vadson Schwantes foi um dos maiores representantes da esgrima brasileira e primeiro mestre esgrimista do Paraná. Como atleta, ele foi o primeiro brasileiro da História a conquistar medalha em Jogos Pan-Americanos na modalidade: faturou dois bronzes, um na edição da Cidade do México, em 1975, e outro em Caracas, em 1983.

Além de atleta e mestre esgrimista, Ronaldo era filósofo e professor. Responsável por tornar Paraná em uma das forças na modalidade nacional, o homenageado faleceu em 2013, quando tinha 65 anos.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support