Skip to main content

Equipe brasileira conta com os melhores atletas do país para essa competição e vai com confiança de bons resultados em Assunção, no Paraguai

Nathalie Moellhausen volta a defender as cores do Brasil. Foto de Arquivo: Miriam Jeske/COB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira parte nesta sexta-feira (30) para mais um grande desafio internacional. Desta vez, o destino é Assunção, no Paraguai, onde serão realizados os Jogos Sul-Americanos. O evento multiesportivo, que tem o começo de disputas neste domingo (2), receberá a delegação brasileira contendo 20 esgrimistas do mais alto calibre. Promessa de vitórias e medalhas.

Chefiada pelo Mestre Alexandre Teixeira, o time tem: Nathalie Moellhausen, Amanda Netto Simeão, Victoria Vizeu (para jogar equipe), Alexandre Camargo, Athos Schwantes e Leopoldo Gubert (equipe) na espada. No florete, Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Daphne Becher (equipe), Guilherme Toldo, Henrique Marques e Paulo Morais (equipe) defendem o Brasil, enquanto, no sabre, Karina Trois, Luana Pekelman, Pietra Chierighini (equipe), Bruno Pekelman, Fabio Salles e Enrico Pezzi (equipe) são os representantes. Todos serão acompanhados pelos treinadores Ricardo Ferrazzi, Alkhas Lakerbai e Marcos Cardoso.

Além deles, foram chamados Talia Calazans e Pedro Marostega como reservas. A escolha dos atletas levou em conta bons resultados em duas armas visando a polivalência dos substitutos caso haja necessidade.

Apesar de vasta vivência no esporte e um currículo recheado, a campeã mundial de 2019, Nathalie Moellhausen, viverá na capital paraguaia uma experiência nova. A espadista disputará pela primeira vez na carreira os Jogos Sul-Americanos e está curiosa para saber como será.

“Nunca participei antes dos Jogos Sul-Americanos e estou curiosa para saber como vai ser a organização. A sensação vai ser como participar de uma Olimpíada, de um Pan-Americano. Sei que serão menos países, mas será um grande compromisso em que me preparei da melhor forma. Desde o Mundial (realizado em julho deste ano no Cairo, no Egito), eu não parei de treinar, principalmente a parte física”, disse Nathalie.

Por outro lado, Bia Bulcão já sentiu a sensação de jogar os Jogos Sul-Americanos. Não só jogar, mas medalhar. Na última edição ocorrida em Cochabamba, na Bolívia, em 2018, a floretista conquistou duas medalhas: um ouro por equipes e um bronze individual. Como já conhece o caminho da glória sul-americana, ela está confiante para o evento multiesportivo.

“A expectativa é boa. Eu me preparei bem, sei que tenho boas chances de medalha. Vai ser um campeonato difícil, tem atletas que foram para Olimpíada, esgrimistas fortes aqui da América do Sul. Na última vez, a gente ganhou (nas equipes) e acredito que o Brasil chega bem”, analisou a atleta.

Em 2018, o país conseguiu seis medalhas nas disputas da modalidade: três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os títulos vieram de Guilherme Toldo, da equipe de florete masculina e feminina, os vice-campeonatos foram obtidos na espada com Athos Schwantes e Amanda Netto Simeão, além do bronze de Bia no individual.

Confira abaixo a programação da esgrima nos Jogos Sul-Americanos 2022:

Domingo, 02/10:

Florete individual feminino;

Sabre individual masculino.

Segunda, 03/10:

Espada individual feminina;

Florete individual masculino.

Terça, 04/10:

Espada individual masculina;

Sabre individual feminino.

Quarta, 05/10:

Florete feminino por equipes;

Sabre masculino por equipes.

Quinta, 06/10:

Espada feminina por equipes;

Florete masculino por equipes.

Sexta, 07/10:

Espada masculina por equipes;

Sabre feminino por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support