Skip to main content

Floretista foi a melhor brasileira no primeiro dia de disputas, na prova que ainda teve Mariana Pistoia caindo no quadro de 8; Bruno Pekelman e Fábio Salles não chegam ao pódio no sabre

Mariana Pistoia (esq.), Ricardo Machado, presidente da CBE (centro) e Bia Bulcão (dir.), nos Jogos Sul-Americanos. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira fechou seu primeiro dia de participação nos Jogos Sul-Americanos de Assunção com uma medalha de bronze. A honraria coube à experiente floretista Ana Beatriz Di Renzo Bulcão, a Bia Bulcão, que perdeu apenas um combate em toda a sua campanha neste domingo (2), repetindo seu grande desempenho em eventos multiesportivos, já que conquistou medalha também nos Jogos Pan-Americanos, em 2019.

De início, a brasileira largou com uma ótima pule. Venceu seus cinco jogos, dois deles por cinco toques contra nenhum. Os resultados lhe valeram a segunda colocação no geral, encarando no quadro de 16 a paraguaia Angelica Colman. E novamente obteve uma tranquila, desta vez por 15 a 3. Depois, seu caminho cruzou com o da veterana argentina Flavia Mormandi, vencida por 15 a 11.

Na semifinal, veio o único revés em toda a competição. Um 15 a 13 para a chilena Arantza Inostroza Gaete, sua primeira adversária na pule, a quem venceu na ocasião por apertados 5 a 4. “No início não fiz um bom combate, mas aos poucos fui buscando” reconheceu. “Mas o estilo da competição não me agrada. É muito rápida, com pouco tempo de descanso e acabei sentindo isso na eliminatória”, descreveu.

Na avaliação do técnico Ricardo Ferrazzi, foi um ótimo combate. “A Inostroza é uma esgrimista que está evoluindo bastante. Ela começou ganhando, mantendo uma vantagem entre um e dois pontos. A Bia conseguiu ajustar a distância e evitar os contra-ataques, adaptou o braço e isso funcionou bem”, apontou. “No final do combate a Bia deu uma afobada, talvez pelo cansaço. Resolveu acelerar um pouco, caindo na armadilha da chilena”, lamentou.

“Vim preparada para buscar uma medalha, fazer a final, mas o gostei bastante de como eu joguei e deixei o meu máximo em pista. O que tinha hoje para mim é o bronze, mas estou feliz”, concluiu Bia. Ainda na prova de florete, Mariana Pistoia fez a quarta melhor campanha na pule, avançando até o quadro de 8, quando foi superada pela chilena Katina Ortiz por apertados 15 toques contra 12.

Sabre

Na prova de sabre masculino, Fábio Salles foi o brasileiro melhor colocado, chegando ao quadro de 8, caindo para o venezuelano Jose Felix Heredia (15 a 8). Bruno Pekelman ficou pelo caminho uma fase antes, no quadro de 16, quando foi suplantado por Manuel Ignacio Jara, do Chile, em 15 a 9.

A modalidade prossegue nesta segunda-feira, dia 3, com as provas de espada feminina e florete masculino, onde estão os dois atletas brasileiros com resultados internacionais mais expressivos: Nathalie Moellhausen e Guilherme Toldo.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima  

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support