Skip to main content

Brasil vai com atual campeão sul-americano na espada e atletas com bons resultados nacionais recentes para Lima, no Peru

Leopoldo Gubert é um dos brasileiros na disputa. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira tem mais um desafio internacional no final de 2021. A partir deste sábado (11), o Campeonato Sul-Americano Adulto começa a ser jogado em Lima, no Peru – esse será o primeiro torneio sênior na América do Sul desde 2019. A edição conta com a participação de 11 representantes do Brasil na competição, são eles: Tabea Alves, Fernanda Camargo, Marcela Silva, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto e Amaury Petterle (todos na espada); Giovanni de Nigris, Heitor Shimbo e Pierre Souza (florete); e Fernando Scavasin, que joga o florete e o sabre.

A equipe será auxiliada pelo Mestre Regis Trois (chefe de equipe), Mestre Marcos Cardoso (técnico) e o Mestre Fernando Kato (técnico independente). Além dos treinadores, a delegação brasileira é composta pelos árbitros Carolina Anzolin e Paulo Juan Veloso.

Tomando como base a última grande competição disputada pelos esgrimistas, pode-se esperar grandes resultados deles em Lima. No Campeonato Brasileiro, jogado em outubro na cidade de Porto Alegre (RS), todas figuraram no pódio da espada no evento nacional: as parceiras da Academia Mestre Kato-PR, Tabea e Fernanda, que foram campeãs por equipes, além da prata individual para a primeira; e Marcela (Esporte Clube Pinheiros-SP), que ficou na terceira posição tanto no individual quanto por equipes.

Assim como as mulheres, os representantes no masculino vêm de boas colocações no Brasileiro. Camargo levou o título no individual e nas equipes, jogando pela Academia Mestre Kato. Quem também atua por lá é Lazzarotto e Gubert, que também levaram para casa um ouro. Leopoldo ainda teve um bom desempenho nas disputas de simples, em que acabou com o bronze.

Alexandre Camargo, que realizou um período de descanso após a disputa da Copa do Mundo de Espada, em Berna, em novembro, é o atual campeão sul-americano na arma e garante a vontade de ter um repeteco no campeonato continental.

“Eu continuo com o mesmo padrão de treinos que fiz para o nacional. Venho focado para este Sul-Americano, quero defender este título, que é bem importante. Vai ser bom para terminar o ano bem, vai ser uma competição bem legal para finalizar”, disse o atleta da Academia Mestre Kato.

No florete, os atletas da Seleção tiveram um saldo positivo por equipes no Brasileiro. De Nigris (Club Athletico Paulistano-SP) levou a prata, Souza e Shimbo (Pinheiros) faturaram o bronze e Scavasin – companheiro de equipe de Pierre e Heitor – ganhou duas pratas, sendo uma no florete e outra no sabre.

O único esgrimista a subir ao pódio no individual do florete foi Heitor Shimbo. Ele conquistou uma prata no torneio de simples do nacional e, agora, quer conseguir também uma medalha em sua primeira competição internacional desde o início da pandemia.

“Vai ser a minha primeira competição internacional desde que começou a pandemia. Espero voltar para o Brasil com uma medalha no peito, de preferência a de ouro. Estou focado, principalmente em desfrutar a competição e fazer alguns testes visando o próximo ciclo olímpico”, planejou o atleta.

A programação do Sul-Americano Adulto segue até a próxima sexta-feira (17), sendo que os campeonatos individuais acontecem entre segunda e quarta-feira e as equipes entram em ação na quinta-feira até o fim do evento.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support