Skip to main content

Competição acontece no Bristol Santo André Hotel e conta com atletas que estiveram nos Jogos de Tóquio, além de destaques da última Copa Satélite

Duelo entre Ana Elisa Paz e Fabiana Soares, na última Copa Satélite. Foto: Alê Cabral/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Depois de um ano de retomada das atividades por conta da pandemia da Covid-19, o calendário nacional da esgrima será encerrado a partir desta sexta-feira (3). O torneio responsável por fechar 2021 é o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima, que acontecerá em Santo André, no ABC Paulista. A competição vai até domingo e reúne o melhor da modalidade no Bristol Santo André Hotel.

O local será palco de duelos individuais e por equipes nas três armas (espada, florete e sabre). Dentre os destaques do evento, estão os esgrimistas que participaram da Paralimpíada de Tóquio, em 2021: o medalhista de prata Jovane Guissone; Carminha Oliveira (ambos da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR); e, Vanderson Chaves e Mônica Santos (ambos do Grêmio Náutico União-RS). Todos participarão de disputas em todas as armas.

Todos eles vêm de uma boa competição na Copa Satélite, que aconteceu em São Paulo (SP), em outubro. Na ocasião, Guissone levou três medalhas de ouro, sendo uma na sua arma principal (espada) e outra na secundária (florete), enquanto o outro título foi conquistado no torneio por equipes da espada. Carminha faturou uma medalha de cada metal: a dourada veio na espada; a prateada no florete e a bronzeada no sabre.

Ainda no torneio, Mônica foi ao pódio em quatro ocasiões: duas primeiras colocações no florete (individual e por equipes) e duas terceiras no torneio de simples do sabre e da espada. Por outro lado, Chaves alcançou duas medalhas: uma prata no florete e um bronze no sabre.

Outros destaques na Copa Satélite foram Alex Sandro Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia-RJ. O primeiro ganhou três medalhas, sendo duas de ouro no sabre e no florete e um bronze na espada, enquanto a segunda levou quatro. Ela foi campeã do sabre, ficou na segunda posição no florete por equipes e na terceira colocação da espada e do florete individual.

Vivendo uma boa fase, Souza contou que fez bons treinamentos para o Brasileiro de Paraesgrima e planeja marcar presença em três pódios novamente.

“A preparação foi forte, tenho treinado bastante e estou bem focado. A expectativa é grande, acho que terei um bom desempenho novamente. Eu sou o homem a ser batido, então eu espero fazer uma boa campanha. Estou indo para tentar trazer três medalhas novamente, duas de ouro e uma de prata e, quem sabe, essa prata não pode ser um ouro”, projeta o esgrimista do Pinheiros.

Assim como ele, Fabiana apontou que está bem treinada para a competição em Santo André e quer melhorar ainda mais os resultados que obteve na Copa Satélite.

“Tenho treinado bastante, estou com boas expectativas para o campeonato, quero ir bem nas minhas duas armas mais fortes, que são o sabre e o florete. Na verdade, eu quero ir melhor do que eu fui à outra competição em que fiquei em terceira no florete. Estou bem animada, espero que dê tudo certo”, torce a atleta.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support