Skip to main content

Alguns dos principais destaques da competição jogarão o último campeonato antes da ida ao Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil, marcado para outubro

Gabriella Vianna (dir.) é uma das principais atletas da nova geração da esgrima. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil começa nesta quinta-feira (16) com a participação de esgrimistas promissores. Até domingo, no Círculo Militar, em Curitiba (PR), os principais atletas da nova geração da modalidade buscam o título e testam suas forças para o próximo desafio internacional: o Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil (vai ser realizado em Ibagué, na Colômbia entre 11 e 16 de outubro).

A competição reunirá atletas sub-17 e sub-20 em todas as três armas (espada, sabre e florete) que disputarão torneios individuais e por equipes. Ao todo, o evento recebeu 222 inscrições para os confrontos individuais, sendo 103 para a espada, 55 para o sabre e 64 para o florete. Mais uma vez, o evento seguirá protocolos rígidos de combate à propagação da Covid-19 e, para isso, exigirá exames negativos de até 24 horas antes do início do torneio, uso de máscara obrigatório aos participantes e não será permitido o acesso de público no local.

Um dos destaques do evento em Curitiba fica por conta de Matheus Becker. Atual líder do ranking nacional sub-17 no sabre, o atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP enalteceu a disputa do Brasileiro como preparação para o Campeonato Sul-Americano, que está a pouco menos de um mês de ser iniciado.

“Acho bom a gente ter essa competição para conseguirmos acertar os últimos detalhes para o Sul-Americano. Além disso, vai ser bom para nos acostumarmos de novo com um calendário ativo com vários campeonatos, o que a gente acabou perdendo por conta da Covid ano passado e parte desse ano”, disse o esgrimista que disputará as competições de sabre individuais sub-17 e sub-20 e por equipes sub-20 no Brasileiro.

Outra atração é Gabriella Vianna, que também é atleta do Esporte Clube Pinheiros. A esgrimista é a nº 1 do Brasil na categoria sub-17 no florete e está inscrita nas competições individuais da arma no sub-17 e no sub-20 e na disputa por equipes sub-20. Ela ressaltou o peso do Brasileiro frente aos outros campeonatos.

“Eu acho muito importante, porque, além de carregar o nome Campeonato Brasileiro, só temos uma vez ao ano, pois os outros são Torneios Nacionais. Por isso, a sua disputa traz um peso emocional maior”, exaltou a atleta, que ir à pista em Curitiba vai ser importante, principalmente, para segurar a ansiedade diante de grandes eventos: “É importante justamente para treinar essa parte do controle da ansiedade e como a sua cabeça vai ficar durante o jogo, fora os aspectos técnicos que eu e meu técnico analisamos durante e depois da competição”.

Confira abaixo a programação do Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil (todos os horários são de Brasília):

16/09 (quinta-feira):

– 8h30: Espada masculino sub-17;

– 8h45: Sabre feminino sub-17;

– 13h30: Florete feminino sub-17;

– 14h30: Sabre masculino sub-17.

17/09 (sexta-feira):

– 8h30: Espada masculino sub-20;

– 9h30: Sabre feminino sub-20;

– 10h30: Florete feminino sub-20;

– 14h: Florete masculino sub-17;

– 15h: Espada feminino sub-17;

-16h: Sabre masculino sub-20.

18/09 (sábado):

– 8h30: Florete masculino sub-20;

– 9h30: Espada masculino sub-20 (equipes);

– 10h30: Sabre feminino sub-20 (equipes);

– 13h30: Espada feminino sub-20;

– 14h30: Sabre masculino sub-20 (equipes);

– 15h30: Florete feminino sub-20 (equipes).

19/09 (domingo):

– 10h: Florete masculino sub-20 (equipes).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support