Camila Vieira foi a melhor brasileira nesta terça-feira e chegou até as oitavas de final (Augusto Bizzi/Eva Pavia Gomez/FIE)
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima
Com apenas 16 anos de idade, Camila Vieira está fazendo um Campeonato Mundial de gente grande. Na segunda-feira, na categoria juvenil, para atletas sub-20, ela foi a melhor brasileira ao terminar em 32º lugar. Já nesta terça-feira, na categoria cadete, para atletas sub-17, ela foi ainda melhor. A atleta do Paulistano chegou até as oitavas de final e terminou em 14º lugar. Mas ela não foi a única a fazer boa campanha. Ana Beatriz Fraga e Marcus Pinto, ambos de 15 anos, chegaram ao quadro de 32 e encerraram a competição, respectivamente, em 21º e 25º lugar, sendo que ele só foi eliminado pelo campeão em um disputadíssimo 15 a 14. Completaram a participação do país, Arthur Wolff em 54º, Stella Santos em 83º e Samuel Oliveira em 103º.
Sabre feminino Sub-17

Nas poules do torneio feminino de sabre, Ana Beatriz Fraga teve uma atuação espetacular. A atleta do Pinheiros venceu cinco dos seis combates e avançou em 13º lugar para o mata-mata. Camila Vieira, por sua vez, não começou tão bem e só conseguiu três vitórias, avançando em 49º lugar. Com apenas uma vitória, Stella Santos foi eliminada, terminando em 83º lugar.
Com os resultados obtidos nas poules, as duas brasileiras classificadas avançaram direto para o quadro de 64. Nesta fase, Ana Beatriz Fraga não deu chances para a japonesa Rua Suzuki e venceu por 15 a 5. Já Camila Vieira teve um jogo duríssimo contra a australiana Tiana Roberts, que tinha ficado em 16º nas poules. A atleta do Paulistano conseguiu uma vitória apertada por 15 a 14 para avançar para o quadro de 32.
Na luta por uma vaga nas oitavas de final, Ana Beatriz Fraga teve pela frente a polonesa Amelia Siwek e a disputa foi acirradíssima. A esgrimista europeia venceu a brasileira num emocionante 15 a 14 e conseguiu avançar. Já Camila Vieira encarou a uzbeque Salima Ruzieva e a derrotou por 15 a 12 para se garantir entre as 16 melhores.

Nas oitavas de final, Camila Vieira teve pela frente a americana Brynnley McKee, que tinha sido a melhor entre todas as atletas nas poules e estava invicta até então. A disputa foi equilibrada, mas a esgrimista dos Estados Unidos venceu por 15 a 11 e se garantiu nas quartas de final.
A algoz de Camila Vieira terminiu em quinto lugar. Brynnley McKee foi eliminada nas quartas pela romena Amalia Covaliu, que acabou sendo a campeã. A medalha de prata ficou com a chinesa Pan Qimiao, enquanto Jang Eunchae, da Coreia do Sul, e Zhang Xuanyi, dos Estados Unidos conquistaram o bronze.
Sabre masculino Sub-17

No sabre masculino, Marcus Pinto foi o melhor brasileiro desde a fase de poules, quando venceu quatro de seus seis jogos e se classificou em 31º lugar. Com três vitórias, Arthur Wolff, atual campeão pan-americano de categoria, passou em 50º, enquanto Samuel Oliveira, que perdeu todos os jogos, foi eliminado e terminou o Mundial em 103º.
Na fase de mata-mata, Artur Wolff teve que passar pelo quadro de 128 e eliminar o cazaque Aibar Kaiym por 15 a 13. Em seguida, no entanto, não conseguiu superar Iaroslav Borisov, que o venceu por 15 a 5. Já Marcus Pinto entrou direto no quadro de 64 e conseguiu derrotar o egípcio Youssef Abdelkader por 15 a 10.
No quadro de 32, Marcus Pinto teve um adversário duríssimo pela frente: o americano Emilio Paturzo Gonzalez, que tinha sido o segundo melhor nas poules. O duelo entre eles foi muito equilibrado, mas o atleta dos Estados Unidos conseguiu vencer pela vantagem mínima: 15 a 14.
Para se ter uma ideia do quanto foi boa a atuação de Marcus Pinto, o jogo foi o mais difícil enfrentado por Emilio Paturzo Gonzalez na competição. Depois de eliminar o brasilleiro, o americano derrotou Liang Chung-Yi, de Taiwan, por 15 a 6, Hiroto Barnard, do Japão, por 15 a 8, Leonardo Reale, da Itália, por 15 a 11 e foi campeão superando Candeniz Berrak, da Turquia, também por 15 a 11.
Programação
A participação brasileira continua na noite desta segunda com a disputa cadete do sabre:
22h – Equipe Masculina Sabre Juvenil
Arthur Wolff, José Santos e Marcus Pinto
23h – Equipe Feminina Sabre Juvenil
Ana Beatriz Fraga, Camila Vieira e Stella Santos
🔴 Assista ao vivo: https://fie.org/live
🗓️ Resultados: https://bit.ly/44c8Wdg