Skip to main content

Atividades, que aconteceram na última semana, fazem parte do projeto de transformar a cidade em polo regional da esgrima

Moisés Carvalho idealizou projeto e busca expandi-lo para outras capitais da região. Foto: Fabiana Martins

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima está cada vez mais conquistando novos espaços pelo país. Exemplo disso foi a realização de dois workshops da modalidade na capital piauiense, Teresina, na última semana. Idealizadas pelo mestre d’armas Moisés Carvalho e com o apoio da Confederação Brasileira de Esgrima, as atividades tiveram o intuito de dar início ao projeto de transformar a cidade em um polo regional da esgrima.

Além dos cursos, foram divulgados no evento dois locais de prática da esgrima em solo teresinense: o Espaço Corpo e Mente, que recebeu o primeiro workshop na terça-feira passada (4), e a Strong Life Academia, sede do segundo evento na última quinta-feira (6).

A ideia de Carvalho é que Teresina se torne um centro de referência da esgrima no Norte e Nordeste. Favorecida pela localização geográfica, a capital piauiense, segundo o mestre d’armas, tem tudo para se tornar o idealizado.

“A ideia é transformar Teresina como um polo de esgrima no Meio-Norte do Brasil, devido a sua equidistância entre as capitais do Norte e Nordeste. Quero tornar a esgrima um esporte popular por aqui e construir uma grande família através da modalidade, ensinando a disciplina e o autocontrole, promovendo saúde e interações sociais”, disse.

Ele ainda falou sobre a receptividade dos participantes do evento: “Fiquei surpreso pela motivação, principalmente de atletas antigos, que em razão da pandemia, ficaram dois anos sem a prática do esporte”.

Nas ações, foram oferecidas aos alunos tanto aulas práticas como teóricas. Carvalho abordou a história da esgrima no mundo, a evolução do esporte na capital piauiense e os benefícios da prática. Além disso, todos participaram de dinâmicas para o desenvolvimento de raciocínio e tempo de reação.

Satisfeito com o realizado no Piauí, o mestre d’armas já pensa em expandir o seu projeto para outras capitais da região. Para ele, o importante é tornar a modalidade acessível para todos que queiram praticá-la.

“Eu procuro formas e meios para popularizar o esporte e torná-lo mais acessível para todos, tudo que estou fazendo não seria possível sem o apoio e investimento no esporte advindo da CBE”, explicou.

Carvalho falou quais são os próximos passos que pretende seguir: “Tenho o objetivo de avançar para o Maranhão até o próximo ano, pois lá eu consigo zerar alguns custos. Em seguida, quero ir para o Ceará. Lá, já até entrei em contato com o Centro Olímpico e me disponibilizei para ministrar cursos e monitorar o pessoal, porém ainda falta verba para viabilizar esse projeto”, finalizou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support