Skip to main content

Atleta do Pinheiros venceu a disputa no sabre masculino adulto; Circuito Jovem consagra campeões no florete e na espada

Ele é capaz de voar! Bruno Pekelman (dir.) vence Henrique Garrigós (esq.) no primeiro duelo de 2023. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Começou a temporada 2023 da esgrima nacional. Nesta sexta-feira (10), o Clube Curitibano, na capital paranaense, foi palco de duelos empolgantes no primeiro dia de disputa do Torneio Nacional Cidade de Curitiba. A competição vale posições no ranking nacional, acirrando a competitividade dos postulantes às sonhadas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano. E quem largou na frente nessa briga foi Bruno Pekelman.

Ser o primeiro colocado do ranking nacional ao final da temporada é fundamental para quem sonha em atuar nas pistas da “Cidade Luz” em 2024, uma vez que os Pré-Olímpicos contam com apenas um atleta de cada país em cada gênero e arma. E o líder do ranking Bruno Pekelman, campeão no sabre masculino adulto, começou com êxito sua busca por uma vaga olímpica. 

Houve também duelos pelo Circuito Jovem, no florete feminino juvenil (sub-20), na espada masculino juvenil (sub-20) e no florete masculino cadete (sub-17). Conquistaram medalhas de ouro, respectivamente, Gabriela Vianna, Pedro Petrich e Guilherme Vianna.

Sabre masculino adulto

Na mais importante disputa do primeiro dia, no Torneio Nacional Cidade de Curitiba, Bruno Pekelman, do Pinheiros-SP, líder do ranking nacional, faturou o título ao derrotar o último campeão brasileiro, Henrique Garrigós, do Paulistano-SP, por 15-10. Foi um início de temporada perfeito para Pekelman com vistas ao seu grande objetivo: a vaga olímpica.

A partida decisiva iniciou equilibrada; contudo, logo Bruno Pekelman impôs seu jogo e abriu vantagem. Garrigós tentou reagir, mas não conseguiu impedir a vitória do rival, num confronto de alto nível.

“Tentei me manter tranquilo, trabalhei bem em minha estratégia e consegui vencer. Estou bem, essa vitória é muito importante para a corrida olímpica. Se tudo der certo, vamos ganhar mais medalhas de ouro durante a temporada e mais pontos no ranking para, de alguma forma, conseguir essa vaga nos Jogos de Paris”, afirmou Pekelman após o duelo.    

Florete feminino sub-20

A primeira competição do dia inaugural foi a de florete feminino sub-20. Os jogos, como esperado, foram de alto nível e o título ficou com Gabriela Vianna, atleta do clube Pinheiros-SP. A decisão colocou frente a frente Gabriela com uma conhecida rival: Carolina Brecheret, do Paulistano-SP.

Foi a reedição de um duelo ocorrido no quadro de 16 no último Campeonato Pan-Americano Sub-20, disputado em Bogotá. Assim como ocorreu na Colômbia, Gabriela levou a melhor. Jogando em ritmo forte, variando suas ações, ela triunfou por 15-6 e faturou o ouro – primeiro título da temporada 2023 na esgrima brasileira.  

“Fazia tempo que eu não ganhava um título nacional. Estava engasgado. Nos Estados Unidos, eu treino com atletas fortes, mudei algumas coisas no meu jogo e o resultado desses treinamentos foi visto agora. Foi um presente para o meu pai, que faz aniversário domingo. Ele e minha mãe são tudo para mim”, disse Gabriela, radiante, agradecendo também aos seus treinadores, Dimitri Romantov e Roberto Lazarini.   

Espada masculino sub-20

Arma de promissores talentos da modalidade, a espada masculino sub-20 teve como grande vencedor Pedro Petrich (AMK Mestre Kato-PR). Na decisão, ele derrotou Eduardo Gonçalves, do Pinheiros-SP, por 15-12, e manteve o título de campeão do torneio.

A final foi de alto nível. Pedro Petrich, contudo, comandou o placar desde o início e ficou com o ouro. Este duelo reuniu dois integrantes da equipe brasileira que, no início deste mês, conquistou medalha de prata por equipes no Pan-Americano de Bogotá-COL.

“Estou muito feliz com essa conquista. Não teve jogo fácil hoje, todos os meus adversários me deram trabalho. Agradeço a Mestre Kato, ao Exército… e dedico este título a minha irmã, Vitória Petrich”, declarou Pedro, que em janeiro deste ano ficou no Top 50 na Copa do Mundo Júnior de Esgrima, em Udine, Itália.

Florete masculino sub-17

No florete masculino sub-17, a festa da família Vianna ficou completa. Se Gabriela venceu no florete feminino sub-20, Guilherme faturou sua categoria ao bater Guilherme Lobo, do Paulistano-SP, por 15-10.

A final foi entre dois floretistas de jogo defensivo muito forte. Tanto que o combateu se estendeu até o terceiro tempo. Nesta reta final, Guilherme Vianna se impôs e fechou a partida, para a alegria dos familiares.

“Antes da competição, falei para minha irmã Gabriella que nós iríamos levar o ouro para casa hoje. Pudemos cumprir e estou muito feliz”, festejou o campeão.

Sábado no Curitibano

Neste sábado (11), prossegue o Torneio Nacional Cidade de Curitiba. Haverá disputas de espada masculino adulto, florete feminino adulto e sabre feminino adulto. Pelo Circuito Jovem, o sabre feminino cadete (sub-17) entra na pista. Mais emoção para os amantes da esgrima e para os atletas em busca de medalhas e preciosos pontos no ranking nacional.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support