Skip to main content

Campeões adultos da espada masculino e do florete e sabre femininos iniciam com sucesso a caminhada por vaga olímpica

Alexandre Camargo, Mariana Pistoia e Pietra Chierighini, os campeões do dia. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O início da corrida rumo à vaga nos Jogos de Paris 2024 prosseguiu neste sábado (11) para nossos esgrimistas, no segundo dia do Torneio Nacional Cidade de Curitiba. Liderar o ranking brasileiro no final da temporada é vital para chegar ao objetivo olímpico e, com as vitórias obtidas nas pistas do Clube Curitibano, Alexandre Camargo, Mariana Pistoia e Pietra Chierighini largaram na frente com vistas ao objetivo.

Alexandre faturou o ouro na espada masculino adulto. Entre as meninas, Mariana venceu no florete adulto e Pietra no sabre adulto. Lembrando que terminar a temporada na liderança do ranking é essencial, já que os torneios Pré-Olímpicos reunirão somente um atleta de cada país em cada gênero e arma.

Espada masculino

A primeira arma a entrar nas pistas neste sábado foi a espada masculino adulto. Alexandre Camargo (AMK-PR), líder do ranking, confirmou seu favoritismo e faturou o ouro. Athos Schwantes, que dividia a liderança do ranking com o companheiro de equipe, caiu no quadro de quadro de 16.

Alexandre não deu chance ao azar. O atleta da AMK foi vencendo de forma incontestável seus jogos e, após superar Willian Muinhos (SC Magnolia-RJ) na semifinal, conquistou o título com uma expressiva vitória de 15-7 sobre Richard Grunhauser, do Pinheiros-SP. Com isso, manteve a liderança do ranking e segue na frente na briga pela vaga olímpica. 

“Fui muito bem nesta competição. A espada é uma arma que exige um trabalho muito longo, então é preciso manter-se firme. Não sei se na próxima competição vou estar tão bem, portanto, é preciso manter o foco. Quero muito disputar os Jogos Olímpicos e venho investindo bastante nisso, com mais treinamentos fora do país. Estou começando a ter resultados mais sólidos nas Copas do Mundo. Preciso estar forte física e mentalmente”, afirmou Alexandre.

Florete feminino

Uma arma bastante aguardada nas pistas do Clube Curitibano era o florete feminino adulto. E a decisão foi gaúcha, disputada por duas atletas do Grêmio Náutico União: Talia Calazans e Mariana Pistoia (esta última, na semifinal, superou a líder do ranking nacional, Bia Bulcão, do Pinheiros-SP).

O jogo decisivo colocou frente a frente na pista a segunda (Mariana) e a terceira (Talia) colocadas no ranking. Duas companheiras de clube, acostumadas a se enfrentar, uma rivalidade caseira. O duelo foi bastante equilibrado; contudo, Mariana Pistoia, mais experiente que a adversária, impôs seu ritmo na reta decisiva, venceu por 15-11 e garantiu a medalha de ouro.

“Foi uma questão de paciência esta competição. Fui pensando ponto a ponto. Essa corrida olímpica gera muita pressão, mas na hora dos jogos não podemos pensar muito nisso. Nesse jogo final, trabalhei para manter a vantagem obtida no início, é difícil fechar, mas consegui e fico muito feliz com esse titulo”, disse Mariana após a vitória.

Sabre feminino

A última arma a ter definição neste segundo dia do Torneio Nacional foi o sabre feminino adulto. A exemplo do que aconteceu no florete, a segunda do ranking superou a líder da semifinal – Luana Pekelman (Pinheiros-SP) venceu Karina Trois (Paulistano-SP). Na final, ela teve como oponente Pietra Chierighini (do Paulistano, terceira do ranking), que bateu a companheira de clube Luiza Lee.

As atletas de São Paulo fizeram um belo jogo na disputa pelo ouro. Luana começou melhor, mas Pietra reagiu e passou à frente no placar. Na reta final, o jogo foi disputado ponto a ponto, num ritmo emocionante. Pietra Chierighini levou a melhor fez 15-12 e ficou com o título.

“Estava bem tranquila em todos os jogos e pude corrigir meus erros durante os combates. Desta vez levei a melhor sobre a Luana, a gente se ajuda muito. Se a vaga olímpica vier, ficarei feliz, mas confesso que neste momento estou mais focada na minha faculdade. Se acontecer, melhor”, afirmou Pietra.

Domingo

O encerramento do Torneio Nacional Cidade de Curitiba será neste domingo (12), com a disputa do florete masculino adulto e da espada feminina adulto. Pelo Circuito Jovem, entram nas pistas as atletas do sabre feminino sub-17. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support