Skip to main content

Competição na Normandia terá pausa nas disputas de esgrima nesta quarta-feira e decisão de medalhas acontecendo no dia seguinte

Sexteto de esgrimistas do Brasil na Normandia. Foto: Acervo Pessoal.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O primeiro dia de competições de esgrima na Gymnasiade foi de definição para os brasileiros. Nesta terça-feira (17), os seis representantes do Brasil conheceram os adversários que terão de enfrentar na fase principal da competição que acontece na Normandia, na França. Eles voltam a jogar na região histórica na próxima quinta-feira (19), data em que buscarão a medalha no evento.

Todos os atletas do Brasil jogaram duas pules no primeiro dia de disputas da modalidade e, a partir delas, conheceram os seus lugares no chaveamento principal do torneio.

Matheus Becker foi quem alcançou o maior número de vitórias dentre os brasileiros nas pules. Na pule 1, ele triunfou em metade de suas exibições ao vencer quatro vezes: 5 a 3 diante do turco Burak Emiroglu; 5 a 1 do norte-americano Alexander Cole; 5 a 2 sobre o indiano Raj Vinisten; e 5 a 1 sobre o cazaque Abzhal Bexultan.

Na pule 2, foram cinco partidas com final feliz para o atleta do Brasil. Os seus resultados positivos foram diante de: Burak Emiroglu, da Turquia (5 a 4); Remi Garrigue, da França (5 a 4); Abzhal Bexultan, do Cazaquistão (5 a 4); Raj Vinisten, da Índia (5 a 1); e Alexander Cole, dos Estados Unidos (5 a 1). Classificado para o quadro de 8, o sabrista volta a encarar o cazaque Bexultan.

O sabre feminino teve a brasileira Isabela Chen na pista. Na primeira pule, ela ganhou um dos jogos, diante da chinesa Qianshui Zhang por 5 a 1. Na segunda pule, foram duas vitórias da atleta do Brasil. Ela bateu a cazaque Saidullayeva Nargiz por 5 a 4 e a norte-americana Ella Springer pelo mesmo placar. Na quinta-feira, o compromisso dela será diante da romena Ioana Catinca pelo quadro de 8.

Na espada feminina, Maria Vitória Paro venceu dois de quatro jogos em seu primeiro desafio nas pules, contra a turca Ilgin Kornaz por 5 a 4 e a irlandesa Lucy O’keeffe por 5 a 3. Na pule seguinte, a brasileira voltou a vencer duas vezes: diante da norte-americana Martha Kuri por 5 a 1 e da irlandesa Megan Piao por 5 a 3. Agora, ela volta a encarar a atleta dos Estados Unidos, Martha, no quadro de 16.

Rafael Amorim é o representante do Brasil na espada masculina. Ele triunfou em duas ocasiões na primeira pule. Ele superou dois turcos, Alihan Oncu e Yarkan Yilmaz, por 5 a 2 e 5 a 3, respectivamente. Na segunda pule, o brasileiro terminou não conseguindo vitórias. Classificado, Amorim encara o ucraniano Maksym Perchuk pelo quadro de 8.

Quem também está no quadro de 8 é Carolina Brecheret no florete feminino. Na primeira pule, ela bateu duas adversárias: a turca Ada Arikan por 5 a 1 e a irlandesa Alice Peardon pelo mesmo placar. A floretista voltou a entrar em ação na rodada seguinte e conseguiu uma vitória nessa fase. Ela passou por Aleksandra Wawrzonek, da Irlanda, também por 5 a 1. Nas eliminatórias, Carolina tem compromisso diante da cazaque Gnoyeva Alyona.

No masculino, o Brasil contou com André Mura no florete. Ele conheceu o seu lugar no chaveamento principal depois de vencer duas vezes nas duas pules. Primeiro, superou os turcos Aras Atasoy (5 a 4) e Ege Ozdemir (5 a 1) e, depois, derrotou novamente os esgrimistas da Turquia, agora por 5 a 0 e 5 a 4 respectivamente. No quadro de 8, o brasileiro volta a encarar Atasoy.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support