Equipes de espada masculina e sabre feminino faturaram medalhas de prata e bronze, respectivamente; florete masculino caiu no quadro de 8

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O quinto dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, no Palacio de los Deportes, em Bogotá, na Colômbia, foi o primeiro dedicado às disputas de equipes juvenis. E foi o melhor do Brasil até o momento: o país subiu duas vezes ao pódio neste domingo (5). As equipes de espada masculina e sabre feminino faturaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Com estas duas medalhas, o Brasil já soma cinco medalhas na competição e iguala o desempenho do último Pan Cadete e Juvenil, disputado em 2022, no Peru: já são cinco medalhas conquistadas (incluindo as três individuais), sendo uma prata e quatro bronzes.
Cabeça de chave número 2, o time de espada masculina, formado por Eduardo Gonçalves, Matheus Brandt, Pedro Petrich e Rafael Mangiaterra, carregava uma grande expectativa, pois nem precisariam jogar o quadro de 16, estando a um passo da medalha. E os meninos não decepcionaram. Iniciaram vencendo o Panamá no quadro de 8, por 45 a 28, com grande atuação de Matheus Brandt, responsável por anotar 22 pontos.
A semifinal contra El Salvador foi dramática. As duas equipes se revezavam no comando do placar durante todo o encontro. El Salvador impôs a maior diferença após o sétimo confronto, com três pontos na frente: 33 a 30. Mas Matheus Brandt entrou em ação e virou para 40 a 39, com Pedro Petrich mantendo a vantagem no último duelo e fechando em 45 a 44. Já na final, contra os Estados Unidos, o time brasileiro só esteve na frente uma vez e acabou batido por 45 a 35. Prata garantida em Bogotá.
As meninas do sabre – Ana Clara Morsch, Isabela Chen, Isabela Cunha, Pietra Chierighini – entraram na disputa como cabeças de chave número 3 e também não precisaram passar pelo quadro de 16. No quadro de 8, garantiram a medalha ao baterem as bolivianas por 45 a 26. Na semi, as mexicanas dominaram e venceram por 45 a 20.
Porém, o melhor estava por vir. Na decisão de terceiro lugar, o Brasil sofreu muito diante das colombianas. O encontro estava praticamente definido após o penúltimo jogo, com a equipe adversária vencendo por 40 a 33. Mas Pietra Chierighini não estava conformada em sair sem a medalha de Bogotá, fez um jogo notável contra Valentina Rojas, vencendo por 12 a 2, e virou sobre as donas da casa para 45 a 42.
Finalizando a participação brasileira no domingo, o time de florete masculino, com Lorenzo Mion, Murilo Machado, Paulo Morais e Ricardo Pacheco, caiu diante do México, no quadro de 8, por 45 a 37, ficando fora do pódio. Nas disputas de quinto ao oitavo lugar, o Brasil venceu a Argentina, por 45 a 16, e o Equador, por 45 a 30, garantindo o quinto posto.
O Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil terá seu encerramento nesta segunda-feira (6), com as disputas de equipes juvenis de florete feminino, espada feminina e sabre masculino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima