Skip to main content

Equipes de espada masculina e sabre feminino faturaram medalhas de prata e bronze, respectivamente; florete masculino caiu no quadro de 8

Equipes de espada masculina e sabre feminino no pódio em Bogotá. Imagem: montagem sobre fotos de acervo pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O quinto dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, no Palacio de los Deportes, em Bogotá, na Colômbia, foi o primeiro dedicado às disputas de equipes juvenis. E foi o melhor do Brasil até o momento: o país subiu duas vezes ao pódio neste domingo (5). As equipes de espada masculina e sabre feminino faturaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Com estas duas medalhas, o Brasil já soma cinco medalhas na competição e iguala o desempenho do último Pan Cadete e Juvenil, disputado em 2022, no Peru: já são cinco medalhas conquistadas (incluindo as três individuais), sendo uma prata e quatro bronzes.

Cabeça de chave número 2, o time de espada masculina, formado por Eduardo Gonçalves, Matheus Brandt, Pedro Petrich e Rafael Mangiaterra, carregava uma grande expectativa, pois nem precisariam jogar o quadro de 16, estando a um passo da medalha. E os meninos não decepcionaram. Iniciaram vencendo o Panamá no quadro de 8, por 45 a 28, com grande atuação de Matheus Brandt, responsável por anotar 22 pontos.

A semifinal contra El Salvador foi dramática. As duas equipes se revezavam no comando do placar durante todo o encontro. El Salvador impôs a maior diferença após o sétimo confronto, com três pontos na frente: 33 a 30. Mas Matheus Brandt entrou em ação e virou para 40 a 39, com Pedro Petrich mantendo a vantagem no último duelo e fechando em 45 a 44. Já na final, contra os Estados Unidos, o time brasileiro só esteve na frente uma vez e acabou batido por 45 a 35. Prata garantida em Bogotá.

As meninas do sabre – Ana Clara Morsch, Isabela Chen, Isabela Cunha, Pietra Chierighini – entraram na disputa como cabeças de chave número 3 e também não precisaram passar pelo quadro de 16. No quadro de 8, garantiram a medalha ao baterem as bolivianas por 45 a 26. Na semi, as mexicanas dominaram e venceram por 45 a 20.

Porém, o melhor estava por vir. Na decisão de terceiro lugar, o Brasil sofreu muito diante das colombianas. O encontro estava praticamente definido após o penúltimo jogo, com a equipe adversária vencendo por 40 a 33. Mas Pietra Chierighini não estava conformada em sair sem a medalha de Bogotá, fez um jogo notável contra Valentina Rojas, vencendo por 12 a 2, e virou sobre as donas da casa para 45 a 42.

Finalizando a participação brasileira no domingo, o time de florete masculino, com Lorenzo Mion, Murilo Machado, Paulo Morais e Ricardo Pacheco, caiu diante do México, no quadro de 8, por 45 a 37, ficando fora do pódio. Nas disputas de quinto ao oitavo lugar, o Brasil venceu a Argentina, por 45 a 16, e o Equador, por 45 a 30, garantindo o quinto posto.

O Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil terá seu encerramento nesta segunda-feira (6), com as disputas de equipes juvenis de florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support