Skip to main content

Delegação brasileira trouxe duas medalhas a mais na bagagem em comparação com a última edição; país ficou em quarto no total de pódios

Equipes de florete feminino e sabre masculino no pódio em Bogotá.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil voltou a subir ao pódio em dose dupla no derradeiro dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, no Palacio de los Deportes, em Bogotá, na Colômbia. A segunda-feira (6) teve mais duas medalhas de prata brasileiras: no florete feminino e no sabre masculino.

O desempenho é considerado bem satisfatório. Foram dois pódios a mais que na última edição, com o país conquistando três pratas e quatro bronzes (em 2022, foram uma prata e quatro bronzes). No quadro de medalhas, o Brasil ficou em quinto, por conta da ausência de ouros, mas acabou em quarto no número de medalhas, atrás apenas de Estados Unidos (24), Canadá (12) e México (8).

A primeira prata do dia veio com o florete feminino, cuja equipe era formada por Carolina Brecheret, Gabriella Vianna, Lívia Matos e Rafaella Gomes. O time foi absoluto no quadro de 8, com vitória sobre a Venezuela, por 44 a 23. Depois, bateu o Chile, por 45 a 27. Mas, não resistiu aos Estados Unidos na final, caindo por 45 a 30. Vale lembrar que os esgrimistas norte-americanos faturaram 15 das 18 medalhas de ouro em disputa na capital colombiana.

No final do dia, foi a vez dos meninos do sabre. Lorenzo Chierighini, Matheus Becker, Rafael Lee e Renato Saliba tiveram um duelo duríssimo diante dos argentinos, no quadro de 8, com vitória apertada por 45 a 43. E sofreram ainda mais diante da Venezuela, quando conseguiram a virada no último duelo e repetiram o placar de 45 a 43. Novamente, os norte-americanos foram os algozes na decisão: 45 a 24.

A oitava medalha no torneio escapou por muito pouco. As meninas da espada – Ginevra Giordano, Laura Correia, Maria Paro e Victoria Vizeu – caíram na semifinal para os Estados Unidos, por 45 a 28. A decisão do bronze contra as donas da casa foi equilibradíssima e o Brasil perdeu por um ponto: 41 a 40.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support