Skip to main content

Bruno Pekelman, Rafael Lee, Renato Saliba, Luana Pekelman, Pietra Chierighini, Isabela Carvalho e Giulia Gasparin são os sabristas brasileiros no Cairo

Luana Pekelman vem tendo grande desempenho no ano. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Se nossos floretistas estão prontos para o desafio no Cairo, os representantes do Brasil no sabre não ficam para trás. O início do Campeonato Mundial Adulto de Esgrima já bate à porta, e sete sabristas estão empolgados para defender o verde e amarelo brasileiro no Egito nas competições individuais e por equipes a partir desta sexta-feira (15).

E o Brasil está indo para o evento com uma equipe jovem e muito promissora. Dos sete brasileiros, seis têm idade abaixo dos 21 anos: Bruno Pekelman (21 anos); Rafael Lee (18); Renato Saliba (17); Luana Pekelman (19); Pietra Chierighini (18); e Isabela Carvalho (17). A exceção fica por conta da já experiente Giulia Gasparin, que, com 31 anos, promete brigar por grandes resultados no Egito.

A família Pekelman está com motivos de sobras para sentir orgulho dos irmãos Bruno e Luana. Ambos vivem grande fase na arma e estão indo para o Mundial como convocados.

O irmão mais velho, Bruno, é o atual líder do ranking nacional adulto e conquistou grandes resultados recentemente no país. Na Copa Porto Alegre 250 anos, ele conseguiu duas vitórias com viradas espetaculares para ficar com o título na ocasião. Além disso, ele venceu outro campeonato nacional no ano: o 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE, realizado em Contagem-MG. O atleta ainda foi bronze no 2º Torneio Adulto, sediado no Rio de Janeiro-RJ. Agora, ele está empolgado para estrear em um Mundial.

“Estou muito animado para o Campeonato Mundial. Devido à pandemia e ao cancelamento dos últimos, este será o primeiro Mundial da minha carreira. Venho me preparando em todos os aspectos para fazer uma boa prova no Cairo. Será uma experiência incrível que me trará ainda mais experiência internacional”, disse Bruno Pekelman.

Luana é a atual vice-líder da lista adulta da CBE e encabeça o ranking sub-20. Nacionalmente, a jovem alcançou dois grandes resultados: ouro no 1º Torneio Adulto e a prata na Copa Porto Alegre 250 anos. Mas foi internacionalmente que conseguiu a sua marca mais expressiva.

Além de ter uma boa rodagem no estrangeiro (ela esteve em sete competições internacionais em 2022 e frequentemente teve grandes atuações), Pekelman levou o bronze por equipes do Campeonato Pan-Americano, ao lado de Karina Trois, Luiza Lee e Pietra Chierighini.

“Estou bastante animada com o Mundial, sinto que tive um início de ano muito bom, foi um preparativo para esta competição. Vai acrescentar muito para mim independente de tudo. E vamos dar o nosso melhor por lá”, projetou Luana Pekelman.

Assim como Luana, Pietra Chierighini também vive fase inspirada. Bronze no Pan Adulto por equipes, ela também foi a terceira colocada individual no Campeonato Pan-Americano Juvenil, que aconteceu neste ano em Lima, no Peru. Além disso, no final de 2021, a esgrimista conseguiu uma prata individual na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia.

Em competições nacionais, a atleta do Club Athletico Paulistano-SP conseguiu pela primeira vez um título nacional adulto na carreira. Ela brilhou no Rio de Janeiro-RJ e venceu o sabre no 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE.

As outras representantes brasileiras no feminino são Isabela Carvalho e Giulia Gasparin. A primeira tem apenas 17 anos e defende o Brasil desde março deste ano. Nascida em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ela é filha de brasileiros, sendo que o pai era nadador olímpico.

A sua primeira participação em eventos nacionais foi medalhando. Em Contagem-MG, ela ficou com o bronze no 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE e no 1º Torneio Juvenil. Ela ainda teve o mesmo resultado na Cidade Maravilhosa, quando ficou na terceira posição do 2º Torneio Adulto.

A outra brasileira no Mundial será Giulia Gasparin. Ao todo, a atleta esteve em quatro competições internacionais no ano, sendo três edições de Copas do Mundo e uma de Grand Prix. A sua melhor participação foi justamente na Copa do Mundo de Atenas, na Grécia, quando saiu da pule e chegou à fase preliminar.

No masculino, dois jovens atletas completam a equipe de sabre. Rafael Lee e Renato Saliba são atletas da nova geração e já começam a aparecer em boas colocações entre os adultos. Ambos têm como melhores campanhas no ano, o quadro de 8 de torneios nacionais, mas enquanto Lee alcançou a sexta posição na Copa Porto Alegre 250 anos, Saliba esteve na mesma colocação no 1º Torneio Adulto.

Programação das competições de sabre no Mundial Adulto

Sexta-feira, 15 de julho

  • Individual masculino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Domingo, 17 de julho

  • Individual feminino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Segunda-feira, 18 de julho

  • Individual masculino (quadro de 64 à final);

Quarta-feira, 20 de julho

  • Individual feminino (quadro de 64 à final);
  • Equipes masculinas (fases preliminares até quadro de 8);

Quinta-feira, 21 de julho

  • Equipes masculinas (quadro de 8 até a final);

Sexta-feira, 22 de julho

  • Equipes femininas (fases preliminares até quadro de 8);

Sábado, 23 de julho

  • Equipes femininas (fases finais).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support