Skip to main content

Além dos dois líderes do ranking nacional, Brasil conta com: Mariana Pistoia, Rafaella Gomes e Ana Toldo no feminino; Paulo Morais, Ricardo Pacheco e Lorenzo Mion no masculino

Bia Bulcão participa de um estágio intenso de treinamento antes do Mundial. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Falta muito pouco para o início do Campeonato Mundial Adulto de Esgrima. A partir de sexta-feira (15), a atenção se volta para Cairo, no Egito, cidade-sede do evento. E os nossos representantes nos torneios de florete masculino e feminino individual e coletivamente estão mais do que prontos para o desafio que terão de encarar na “Cidade dos Faraós”.

No masculino, a principal estrela brasileira é Guilherme Toldo. Líder do ranking nacional na arma e 19º do mundo, o gaúcho coleciona bons resultados e marcas expressivas no ano. A primeira delas foi a sexta colocação (segunda melhor da História do país na arma) na Copa do Mundo de Belgrado, na Sérvia, em abril deste ano.

No mesmo mês, ele ficou na 11ª posição na Copa do Mundo de Plovdiv, na Bulgária. Um pouco depois, ele repetiu a campanha no Grand Prix de Florete, em Incheon, na Coreia do Sul. Já, nacionalmente, Toldo disputou apenas uma competição. E não decepcionou. Terminou com o ouro do 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE, no mês passado, em Contagem (MG). Ou seja, o brasileiro vai motivado para o Mundial Adulto.

No feminino, Bia Bulcão chega no Cairo para se colocar entre as melhores, já que vem se preparando intensamente para a competição global. Previamente ao seu embarque para o Egito, a atleta está realizando um intenso estágio desde a última semana em Almería, na Espanha, em que está podendo ter um amplo contato com diversas outras esgrimistas do mundo. Com isso, ela está conseguindo aprimorar o jogo e se adaptar a diferentes estilos. Um excelente termômetro para o Mundial.

“Ter vindo para a Espanha para realizar o estágio foi muito bom para mim, acho que vou chegar em melhores condições no Mundial. Eu consegui retomar um bom ritmo de jogo e ter contato com atletas de diversas partes do mundo, o que foi importante para me preparar melhor para a competição”, comentou Bia sobre o estágio na Europa.

Bia tem em sua história marcas expressivas como a conquista do bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima (em 2019, feito que poucos brasileiros na esgrima conseguiram). Somado a isso, a atleta vem de uma boa rodagem no ano (disputou cinco competições internacionais em 2022) e, por isso, cria-se grandes expectativas sobre a sua participação. Porém, ela sabe que não será fácil.

“Vai ser uma competição bem forte com um número alto de participantes. As condições climáticas também não serão as ideais, já que vai estar bem calor, e ter vindo para a Espanha já me ajudou a me preparar nesse quesito. Tenho o objetivo de entrar na competição bem decidida nos combates e, com isso, analisar se isso foi bom para o meu resultado”, projetou a atleta.

Os outros floretistas a defenderem o Brasil no Cairo prometem colocar fogo no torneio em busca de grandes resultados. No masculino, três jovens acompanharão Guilherme Toldo. E são nossos três melhores. O trio líder do ranking nacional sub-20 estarão na Cidade dos Faraós.

O primeiro é Paulo Morais, que está na liderança do ranking sub-20 e na terceira colocação da lista da CBE no adulto. O atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP fez grande campanha na ocasião para levar o título nacional da Copa Porto Alegre 250 anos, que foi o primeiro torneio nacional adulto no ano.

Na sequência estão Lorenzo Mion e Ricardo Pacheco. O primeiro foi recentemente ao pódio do 2º Torneio Adulto ao ficar com o vice-campeonato, já o segundo foi bronze no 1º Torneio Adulto deste ano.

No feminino, Mariana Pistoia vem apresentando uma ótima consistência nacionalmente: ela ficou com o vice-campeonato da Copa Porto Alegre 250 anos (em abril deste ano) e do 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE (no Rio de Janeiro, em junho). Em Contagem, ela foi a grande campeã batendo justamente Bia Bulcão, que vinha de uma longa hegemonia nacional.

Rafaella Gomes é outra representante brasileira no feminino. Ela vem conquistando espaço e alcançando boas marcas pessoais. Em abril deste ano, ela foi a primeira esgrimista a receber o prêmio de melhor “novata” da região oeste dos Estados Unidos da temporada 2021/22. Por fim, Ana Toldo também vai empolgada para Cairo. A gaúcha vem de um bom resultado nacional, ao levar o bronze no 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE.

Programação das competições de florete no Mundial Adulto

Sábado, 16 de julho

  • Individual feminino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Domingo, 17 de julho

  • Individual masculino (Fase preliminar ao quadro de 64 principal);

Terça-feira, 19 de julho

  • Individual feminino (quadro de 64 à final);

Quarta-feira, 20 de julho

  • Individual masculino (quadro de 64 à final);

Sexta-feira, 22 de julho

  • Equipes femininas (quadro de 8 até a final);
  • Equipes masculinas (fases preliminares até quadro de 8);

Sábado, 23 de julho

  • Equipes masculinas (fases finais).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support