Entre sexta-feira (21) e a madrugada deste sábado (22), o Brasil concluiu sua participação nas disputas individuais da Etapa da Tailândia da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, registrando atuações importantes e mais um desempenho de destaque de Jovane Guissone. O campeão paralímpico em Londres 2012 e prata em Tóquio 2020 foi quem chegou mais perto do pódio, fechando o torneio da Espada Masculina B na 8ª colocação. Jovane já havia levado o bronze na Tailândia no Florete no primeiro dia de competição.
Atual número 6 do ranking mundial, Guissone entrou diretamente nas oitavas de final por ser o quarto melhor seed e confirmou o favoritismo ao vencer Davaasuren Bayarmunkh (Mongólia) por 15 a 4. Nas quartas de final, porém, caiu em um duelo extremamente equilibrado contra o italiano Michele Massa, decidido por apenas um toque: 15 a 14.
Na mesma categoria, Izaías Monteiro da Silva também representou o país. Ele avançou da fase de poules com duas vitórias e três derrotas no grupo 3, mas foi eliminado na primeira rodada do mata-mata ao perder para o russo Oleg Sukhoteplyi por 15 a 6.
Outros resultados
O segundo melhor desempenho brasileiro veio com Fabiana Soares, no florete feminino A. Ela avançou das poules com duas vitórias e três derrotas e estreou na chave principal vencendo a israelense Linor Kelman por 15 a 6. Nas oitavas, porém, acabou derrotada pela húngara Anna Nadasdy por 15 a 3. Rayssa Veras, que teve campanha semelhante na fase de grupos, caiu na estreia do mata-mata diante da japonesa Mieko Matsumoto por 15 a 4.
No florete feminino B, Mônica Santos avançou da poules com duas vitórias e três derrotas, mas foi eliminada por Chung Yuen Ping, de Hong Kong, por 15 a 5, encerrando em 20º lugar.
Pela espada masculina A, o Brasil contou com Kevin Damasceno e Lenílson Oliveira. Kevin passou com uma vitória e quatro derrotas, mas caiu para o alemão Felix Schrader (15 a 7). Já Lenílson, que teve excelente desempenho na fase inicial — cinco vitórias e apenas uma derrota — acabou superado pelo polonês Michal Siatkowski por 15 a 12 na primeira rodada eliminatória.
