Brasil teve seis representantes no pódio da espada nesta segunda-feira: três no sub-11 masculino e três no sub-9 feminino
Assessoria de Comunicação da CBE
O segundo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil de Esgrima teve mais dois pódios dominados pelo Brasil. Na disputa da espada masculina sub-11, João Pedro Perito conquistou sua segunda medalha de ouro na competição, repetindo o feito do florete no dia anterior. Ele liderou uma trinca verde-amarela no pódio ao lado de Luiz Ricardo Traina (prata) e Gabriel Polizer (bronze). Já na espada feminina sub-9, o Brasil emplacou mais três medalhas: ouro para Maria Valentina Boaventura, prata para Lais Palermo e bronze para Martinna Dinucci.
Com os resultados da tarde desta segunda-feira (21), o Brasil chegou a 17 medalhas no torneio: quatro ouros, seis pratas e sete bronzes.
João Pedro brilha de novo
Campeão do florete sub-11 no domingo, João Pedro Perito manteve a ótima fase e foi dominante também na espada. Na fase de grupos, venceu todos os seus seis combates. No mata-mata, passou por Yarmuch Gamboa (CHI), Juan Esteban Alegria (PER), Gabriel Polizer e, na final, derrotou Luiz Ricardo Traina por 11 a 5 para ficar com o ouro.
Luiz Ricardo também repetiu o pódio da véspera, quando havia sido prata no florete. Já Gabriel Polizer, bronze desta segunda, foi também semifinalista na prova anterior, marcando presença nos dois quadros de medalhas.
Domínio absoluto na espada sub-9 feminina
No feminino sub-9, a final foi 100% brasileira: Maria Valentina Boaventura venceu Lais Palermo por apertados 9 a 8 na decisão do título. Na semifinal, Boaventura superou Ayla Escalona (PER) por 9 a 1, enquanto Lais venceu Martinna Dinucci, que ficou com o bronze ao lado da peruana.
Foi a segunda medalha de Martinna Dinucci no Sul-Americano Juvenil de esgrima. Na véspera, ela ficou com a prata no sabre feminino sub-9.
Ao todo, o Brasil já soma 17 medalhas em dois dias de disputa em Quito:
🥇 OURO (4)
-
João Pedro Perito – Florete masculino sub-11
-
Eduarda Nascimento – Florete feminino sub-13
-
Maria Valentina Boaventura – Espada feminina sub-9
-
João Pedro Perito – Espada masculina sub-11
🥈 PRATA (6)
-
Giulia Santos – Florete feminino sub-13
-
Luiz Ricardo Traina – Florete masculino sub-11
-
Júlia Canashiro – Espada feminina sub-11
-
Lais Palermo – Espada feminina sub-9
-
Luiz Ricardo Traina – Espada masculina sub-11
-
Martinna Dinucci – Sabre feminino sub-9
🥉 BRONZE (7)
-
Gabriel Polizer – Florete masculino sub-11
-
Maya Schneider – Espada feminina sub-11
-
Manuela Hansen – Espada feminina sub-11
-
Enrico Buss – Sabre masculino sub-9
-
Maya Schneider – Florete feminino sub-11
-
Martinna Dinucci – Espada feminina sub-9
-
Gabriel Polizer – Espada masculina sub-11