Skip to main content

Equipe brasileira chega ao último dia de disputas brigando com os donos da casa pela primeira colocação no quadro geral de medalhas

Os muitos medalhistas brasileiros desta sexta-feira. Foto: Arquivo Pessoal Leandro Seini.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Dois ouros e uma prata. Esse foi o saldo da equipe brasileira nos três torneios de equipes disputados nesta sexta-feira (15), penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia. Na competição masculina de espada juvenil, o Brasil comemorou o título, enquanto no florete juvenil, as meninas ficaram com a prata, perdendo por um ponto da Venezuela. Na prova estafeta de equipes cadetes, mais um ouro garantido.

Com os três pódios desta sexta-feira, o Brasil chega ao último dia brigando com os donos da casa pela primeira colocação do quadro geral de medalhas do Sul-Americano. Neste momento, os brasileiros somam 26 medalhas, sendo sete douradas, sete de prata e 12 de bronze. Os colombianos têm uma medalha de bronze a mais na soma, mas o último dia ainda reserva quadro disputas.

A primeira medalha do dia veio na prova estafeta de equipes cadetes. Representado por Lorenzo Mion e Carolina Brecheret no florete; Lucas Busnardo e Laura Correia na espada; Matheus Becker e Isabela Cunha no sabre; e, Rafael Tomino e Gabriella Vianna como reservas, o Brasil passou bem pela Venezuela, com 30 a 23 no placar. Depois, bateu a Colômbia: 30 a 27.

A conquista na espada foi emocionante do início ao fim. Depois de passar pelo Paraguai, com 45 a 32 no placar, Leandro Seini, Maurício Pellegrino, Olavo Donato e Pedro Petrich enfrentaram os chilenos na semifinal. Mantiveram uma pequena frente no placar, mas a equipe adversária conseguiu reduzir nos dois últimos embates. Felizmente, não foi o suficiente para a virada: 45 a 43.

A decisão contra os colombianos tinha tudo para ter ares de drama. E teve realmente. No início, o Brasil dominou a pista e chegou a ter oito pontos de vantagem. Mas os colombianos reagiram e diminuíram para um ponto no penúltimo duelo. Pedro Petrich teve a incumbência de manter a pequena frente. E conseguiu, com 6 a 6 ao final do nono tempo, segurar a medalha de ouro para os brasileiros.

As meninas do florete não tiveram a mesma sorte no final. Carolina Brecheret, Gabriella Vianna, Laura Papaiano e Rafaella Gomes passaram com certa tranquilidade pelo Peru nas semifinais, vencendo por 45 a 15. Na decisão, revezaram-se na frente do placar com as venezuelanas, chegando no último duelo em vantagem. Mas, a virada se concretizou no final: 43 a 42.

O último dia de Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil terá quatro provas de equipes. As primeiras, de sabre masculino e espada feminino, começam às 11h (de Brasília). O sabre feminino entra em ação às 13h e o florete masculino fecha a programação, às 15h.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support